6 dicas para o detoxificar o corpo após o Carnaval

Durante o Carnaval, tudo é festa. Com isso, as pessoas costumam se despreocupar com a alimentação e aumentar a ingestão de bebidas alcoólicas. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, em 2023, revelou que 40% dos foliões costumam ingerir bebidas alcoólicas em doses muito mais elevadas do que o habitual.

“O excesso de álcool nessa época, somado à má alimentação e à redução na qualidade do sono, sobrecarrega os órgãos responsáveis por processar e eliminar as toxinas, como fígado, rins e intestinos, prejudicando todo o funcionamento do corpo, incluindo a digestão, imunidade e até o desempenho cognitivo”, explica Claudia Chang, doutora e pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

No entanto, esse descontrole pode prejudicar o funcionamento do organismo, pois o corpo fica sob efeito de toxinas que estimulam a formação de radicais livres. E, segundo a médica, os radicais livres provocam o estresse oxidativo, interferindo nos processos metabólicos do organismo.

Por isso, Claudia Chang lista 6 dicas para ajudar no processo de desintoxicação do corpo. Confira!

1. Hidrate-se mais do que o habitual

Após o Carnaval, ingerir muita água ao longo do dia se torna regra. Segundo a endocrinologista, além de repor a hidratação perdida, o aumento do consumo de água estimula o funcionamento dos rins e, consequentemente, a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos, sódio e toxinas.

“Sucos e água de coco também são recomendados, mas precisam ser naturais. Os industrializados possuem alto teor de sódio, corantes, aromatizantes e outras substâncias que vão sabotar sua desintoxicação”, reforça Claudia Chang, que também é coordenadora e professora da pós-graduação em Endocrinologia do Instituto Superior de Medicina (ISMD).

2. Aposte nos chás digestivos

Os chás à base de ervas naturais também são aliados do detox. Segundo Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP e diretora técnica da Formularium, o chá de boldo, por exemplo, é tradicionalmente conhecido por suas propriedades benéficas para a saúde do fígado.

“O boldo possui efeitos hepatoprotetores, auxiliando na função hepática, além de estimular a produção de bile, essencial para facilitar a digestão, principalmente de alimentos gordurosos”, conta Paula Molari, também especialista em Atenção Farmacêutica pela USP e membro da ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais).

A erva-doce, por sua vez, frequentemente associada a problemas digestivos, possui anetol e fenchona, componentes com efeito carminativo, que exercem ação antiespasmódica nos músculos estomacais, evitando gases e cólicas. “Por fim, o chá de alcachofra, cuja erva é rica em cinarina e ácido clorogênico, também contribui com a função hepática e a produção de bile, além de ter propriedades diuréticas, ajudando a eliminar urina e a reduzir o inchaço abdominal”, explica a farmacêutica.

3. Consuma sementes e folhas verde-escuras

Sementes proporcionam uma maior ingestão de vitamina E (com ação antioxidante) e ômega-3 (ácido graxo com poder anti-inflamatório). “Além disso, elas oferecem minerais como cálcio , cobre, magnésio, manganês e selênio, essenciais para o equilíbrio das reações bioquímicas do organismo”, pontua a endocrinologista.

Entre as sementes, estão amêndoas, avelãs, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, pistache, chia e girassol. “Também consuma brócolis, espinafre, chicória e couve, além das verduras amargas, como rúcula e agrião. São fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas”, recomenda a médica.

4. Invista nas frutas certas

Frutas ricas em água e com baixas calorias, como melancia e melão, devolvem a hidratação perdida. “Já a laranja, o mamão e o morango podem ser eficazes por conter enzimas benéficas à drenagem de impurezas, potencializando a renovação do fígado”, diz Claudia Chang.

5. Retome sua rotina de sono

Depois dos dias de folia, dormindo tarde e com má qualidade de sono, é hora de reajustar seu relógio biológico. “É durante o sono que o corpo trabalha para equilibrar diversas funções do organismo. Uma noite bem dormida regula os processos metabólicos e hormonais do corpo, além de ter função restauradora ao eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico”, ressalta a médica.

6. Reforce os cuidados com a pele

O cirurgião plástico Luís Maatz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que também atua com procedimentos estéticos não invasivos, sugere redobrar os cuidados com a pele após o Carnaval.

Ele afirma que o consumo em excesso de bebidas alcoólicas causa desidratação cutânea e acelera o envelhecimento. “Para metabolizar uma molécula de álcool, o organismo precisa abrir mão de nove moléculas de água. A partir do momento em que não há moléculas de água o suficiente para a hidratação, o corpo começa a retirar da pele, deixando-a desidratada e sem viço”, explica.

Por fim, a drenagem linfática ajuda a eliminar toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais. “A massagem estimula o funcionamento do sistema linfático por meio de movimentos circulares, favorecendo a eliminação de toxinas e metabólitos, aumentando a oxigenação dos tecidos e a absorção de nutrientes por meio do trato digestório”, finaliza Luís Maatz.

Por Flávia Vargas Ghiurghi

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy