
[Brasília] – No último dia 10 , a ANVISA emitiu uma nota sobre o uso da ivermectina sem evidências científicas usada no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.
A ivermectina é uma droga da classe dos anti-parasitários aprovada na década de 90 para combate de vermes e parasitas. Em alguns estudos in vitro ( estudos feitos em laboratório apenas em tubos de ensaio de vidro sem que tenham sido testados em humanos) essa droga apresentou ação contra vírus , mas vale ressaltar que estudos realizados in vitro podem ter resultados bem diferentes quando realizados in vivo (em humanos) – o que não confere evidências suficientes sobre a sua eficácia no combate ao vírus causador da doença pandêmica.
NOTA:
Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm ivermectina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece:
- Inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso.
- Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil.
- Nesse sentido, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento.
Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor.