SES-MG alerta sobre acidentes com animais peçonhentos

[Belo Horizonte] – Durante o período chuvoso e quente, acidentes com animais peçonhentos tendem a aumentar. Nessa época, animais como escorpião, cobra, formiga, abelha, vespa, marimbondo, taturana, lacraia e aranha procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.

Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta a população em relação aos riscos. Entre as estratégias utilizadas está o hotsite #AlertaChuva(www.saude.mg.gov.br/alertachuva), lançado no início desse ano e ancorado com postagens no Blog da Saúde MG (http://blog.saude.mg.gov.br) e nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) sobre o assunto. A página virtual conta com dicas de prevenção à saúde no período chuvoso, além de informações sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos tanto dentro, quanto fora de casa.

“Nos meses do verão, dezembro a março, há um aumento no número de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano. Mais de 40% dos acidentes são registrados nessa época. Isto porque há um aumento no crescimento da população destes animais no período”, explica Mariana Gontijo, Coordenadora de Zoonoses e Vigilância de Fatores de Risco Biológicos da SES-MG.

Em 2018, até o momento, foram mais de 45 mil acidentes com animais peçonhentos notificados em Minas Gerais, sendo que 66 pessoas morreram. Esses números aumentaram em relação ao ano de 2017 quando ocorreram cerca de 40 mil casos e 58 óbitos. A maioria dos acidentes é causada por escorpião.

Por Juliana Gutierrez

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy