7 hábitos saudáveis para emagrecer

Para eliminar peso de maneira efetiva, além de melhorar a alimentação, é preciso inserir na rotina alguns tipos de comportamentos e bons hábitos. A seguir, confira quais são eles!
1. Treine o seu cérebro
Pensar nos benefícios de uma atividade para seu bem-estar e qualidade de vida é o ponto de partida. Segundo a psicóloga Idalina Alves de Abreu, é possível treinar o cérebro para emagrecer e se manter magro.
“Pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, chegaram à conclusão que é possível adaptar o cérebro, o problema é que as pessoas iniciam regimes sem antes planejá-los. A primeira tarefa da terapia cognitiva é refletir. Por que a necessidade de perder peso? Quais serão os benefícios? Eu tenho fome ou tenho gula? Essas questões são importantes para o início de qualquer mudança”, garante Idalina.
2. Vá de escadas
Para quem mora em apartamento ou trabalha em edifícios com elevadores, uma dica é substituí-los pelas escadas. De degrau em degrau, você movimenta as pernas , os glúteos e ainda faz um trabalho aeróbico considerável. O ideal é que a escada seja utilizada para subir e descer, como uma espécie de treino intercalado. Mas, lembre-se: jamais use saltos e prefira roupas confortáveis na hora da prática.
3. Crie motivos para caminhar
Desça do ônibus um ponto antes de seu trabalho e caminhe a pé até seu destino. “Em 15 minutos de caminhada, você pode gastar em média 61 calorias, tudo depende da intensidade do exercício”, diz o personal trainer especializado em Fisiologia do Exercício, Givanildo Matias.
4. Finais de semana ativos
Uma corrida no parque junto à natureza ao invés do cineminha. Há coisa mais libertadora? E você ainda elimina calorias! Segundo Ana Dâmaso, doutora em Ciências da Nutrição, Obesidade no Ciclo Reprodutivo e Obesidade na Adolescência, finais de semana que incluam atividades físicas são importantes, pois podem ajudar na redução do volume de células de gordura no sangue, além de aumentar o bem-estar.
5. Mude sua alimentação
É como diz a frase: você é o que você come. Que tal escolher uma alimentação mais nutritiva e menos calórica? “O corpo responde a quem abandona frituras, o uso abusivo de açúcar e substitui sua alimentação por outra mais rica em nutrientes”, afirma a nutricionista Adriana Lúcia.
Ainda de acordo com a profissional, os benefícios para o corpo são muitos. “O intestino passa a funcionar sem inchaços. A pressão arterial melhora, principalmente em pacientes hipertensos. Há um equilíbrio da glicose e do colesterol, sem falar na sensação de leveza que reflete no sono. Pessoas que se alimentam bem também dormem muito melhor”, detalha.
6. Durma bem
Você sabia que dormir pode reduzir a fome? Segundo Ana Dâmaso, dormir em média 8 horas por noite pode contribuir para o controle dos hormônios que regulam a fome. “Pessoas que apresentavam quadros de obesidade e, até mesmo, adolescentes que dormem menos de sete horas ao dia têm preferência por alimentos ricos em gordura”, explica.
Saiba que também é possível eliminar peso dançando! A personal trainer Katia Casco Yoshida garante que em 40 minutos uma mulher pode gastar até 300 calorias em uma dança aeróbica monitorada por um profissional.
Fonte: Portal ig Saúde