
Após ficar algumas semanas afastados dos palcos por conta de crises de ansiedade, o cantor Wesley Safadão voltou a fazer seus show ao redor do país, porém, em um desabafo feito pelas redes sociais neste final de semana, o cantor de 35 anos, falou sobre como foi um dos seus shows em João Pessoa, na Paraíba e expos que não está recuperado totalmente.
“Eu só publico para vocês que está tudo bem, está tudo certo. Na verdade, por trás dessas câmeras e do que a gente filma e publica, existe alguns momentos de baixa, crises, algumas agonias, mas podem ter certeza que eu venho buscando dar o meu melhor, principalmente quando estou em cima do palco”, contou.
Segundo ele, em alguns momentos durante o show dá “umas agonias, dá vontade de sair correndo do palco”, mas o artista disse que vem buscando dar o seu melhor nos shows.
Safadão não é o único famoso que tem usado suas redes sociais para informar seus fãs e seguidores sobre crises de saúde mental que vem sofrendo. Uma das mais recentes, por exemplo, foi a modelo Erika Schneider. Ela estava em Milão para prestigiar, pela primeira vez, a semana de moda. Segundo ela, o nervoso foi tanto que ela chegou até a arrancar os apliques do cabelo.
“Gente, não estou aguentando isso, estou muito nervosa”, disse ela aos prantos. “Chorei muito porque estou muito nervosa. Ando muito ansiosa. Muita coisa acontecendo”, escreveu a ex-bailarina do Faustão na descrição da imagem.
Sintomas da crise de ansiedade
A ansiedade é uma resposta fisiológica, cognitiva e comportamental do organismo, na qual uma série de sintomas são experimentados, como o aumento da frequência cardíaca, sudorese, tontura, sensação de engasgo e pressão no peito, assim como a certeza de que algo mais sério está eminente.
Contudo, o “ataque” de ansiedade revela um agravamento nessa resposta, que pode se assemelhar a uma eminência de morte, já que a pessoa tem fortes dores no peito. Segundo pesquisas, aproximadamente 30% da população já teve uma crise como essa em algum momento da vida, e muitas pessoas não sabem identificar que a origem pode ser a ansiedade.
A exposição a estressores diários crônicos, como excesso de trabalho, responsabilidades excessivas, dificuldades econômicas, pode aumentar os níveis de ansiedade, o que influencia o sistema de alarme na ausência de perigo real.
O principal problema dos ataques é a interpretação que se faz sobre os sintomas físicos que a pessoa está sentindo, pois acredita-se que são muito perigosos e que podem causar a morte.
Quando a pessoa é capaz de questionar essas interpretações errôneas e está ciente de que esses sintomas não são realmente perigosos e que a pressão no peito é devido a pressão muscular, os sintomas físicos diminuem.
Confira outros famosos:
Tatá Werneck
Em março, a atriz usou suas redes sociais para falar que está em tratamento médico para controlar as crises de ansiedade e contou que exercícios físicos têm aliviado os sintomas.
“Sempre tive uma loucura (de dizer): “Ah, não faço exercício”, “Meu corpo rejeita exercício”… Enfim, uma idiotice que eu falava (…) Eu estava tendo muitas crises de ansiedade. O que eu entendi com as crises de ansiedade que tive? E foram “crises maneiras”. Entendi que precisava de uma rotina, que a rotina me dava uma sensação de controle”, disse.
Luísa Sonza
Nesta quarta-feira, a cantora participou do programa “Mais Você” com Ana Maria Braga e falou sobre o diagnóstico que recebeu de crise de ansiedade há alguns anos. A artista também luta contra crise de pânico e depressão.
Sonza afirmou que não costuma implodir com as situações, e buscas as melhores alternativas para encontrar um refúgio
“Quando estou com muito medo, com crise de pânico, ansiedade e na depressão, eu me esforço, e muito didaticamente mesmo. Emocionalmente você não tem vontade nenhuma, [só] de se afundar e acabou, mas racionalmente eu coloco na minha cabeça que eu tenho que olhar”, explicou.
Segundo ela, o que a ajudou é olhar de frente para o problema e ver que “o monstro sempre fica menor do que ele realmente é”.
Mel Maia
Em dezembro, a atriz fez um desabafo nas redes sociais a respeito das crises de ansiedade que vinha sofrendo. Na época, ela estava gravando a novela das 7 “Vai na Fé”.
“Sou uma pessoa muito ansiosa. Desde que descobri isso, comecei a fazer absolutamente tudo para viver em paz comigo mesma. Quando eu tenho crise de ansiedade, eu preciso chorar muito para colocar tudo para fora”, disse.
Felipe Neto
O influenciador já disse publicamente que sofre de crises de ansiedade, pânico e depressão. No último Rock In Rio, em setembro do ano passado, por exemplo, ele precisou sair antes do final do evento e antes de assistir sua banda favorita, Green Day, porque começou a sentir alguns dos sintomas da ansiedade.
“Não consegui ver o show que mais queria. Foi maravilhoso e me diverti muito! É que sou dodói da cabeça e tenho que lidar com esses momentos. Um dia espero conseguir lidar com a fama e ter bateria social para entrevistas, fotos e small talk sem atacar minha ansiedade. Infelizmente não consigo. Nasci para ficar recluso”, contou Felipe Neto.
Em outros vídeos publicados em suas redes sociais, Neto disse que quase encerrou a carreira diversas vezes por conta de seus sintomas.
“Eu quase larguei. Cheguei bem perto de, sei lá, me aposentar, parar. Mas o que me encheu de energia e vontade de fazer esse último recomeço, essa última empreitada – não sei quanto tempo vai levar – foi a quantidade de mensagens que vocês me mandaram”, contou ele.