Com o início de um novo ano, a ansiedade pode dominar algumas pessoas. Afinal, esta época costuma ser marcada pelo excesso de expectativas, o medo do que está por vir e a pressão para conseguir atingir todas as metas desejadas.
“O início do ano é um momento que estimula reflexões sobre o que foi realizado no ano anterior e traz expectativas sobre o que está por vir. Muitas pessoas se sentem pressionadas a planejar metas e projetos, o que pode gerar uma sensação de sobrecarga . Além disso, questões como dívidas acumuladas, mudanças no trabalho ou na vida acadêmica, e a sensação de recomeço podem intensificar o estresse “, fala a Dra. Cíntia Braga , psiquiatra e estudiosa sobre os usos terapêuticos da cannabis.
De acordo com ela, a ansiedade de começo de ano pode atingir qualquer um, porém existem certos grupos que são mais vulneráveis ao problema, entre eles, quem já sofre com transtornos mentais ou apresenta quadros de estresse crônico.
“Perfeccionistas tendem a sofrer mais, pois têm dificuldade em lidar com metas não atingidas e acabam se cobrando excessivamente. Trabalhadores ou estudantes enfrentando alta pressão, como prazos rigorosos ou mudanças importantes , também estão mais propensos, assim como indivíduos em situação de instabilidade financeira ou que passaram recentemente por eventos traumáticos e estressantes”, completa ela.
Como identificar a ansiedade de começo de ano?
Para identificar a ansiedade de começo de ano , é fundamental ficar de olho nos sintomas físicos, emocionais e comportamentais que podem ser manifestar.
“A preocupação excessiva com o futuro é um dos sinais mais comuns, frequentemente acompanhada por dificuldade de concentração e pensamentos recorrentes sobre tarefas e metas “, diz a médica.
Irritabilidade, sensação de estar “no limite” e procrastinação também podem aparecer. Fisicamente, a pessoa pode sentir tensão muscular, dores de cabeça, alterações no sono e taquicardia, segundo Braga.
Como controlar a ansiedade de começo de ano?
Existem algumas estratégias práticas que podem ajudar a controlar a ansiedade de começo de ano. A seguir, confira as dicas da psiquiatra:
Avalie se suas metas são realistas
Para diminuir a sensação de sobrecarga e manter a motivação ao longo de todo ano , é fundamental que as suas metas realmente sejam alcançáveis.
“Tente dividir os grandes objetivos em etapas menores , pois isso facilita o seu progresso”, sugere a especialista.
Aposte nas técnicas de relaxamento
Meditação , mindfulness, exercícios de respiração e outras técnicas de relaxamento podem ser grandes aliadas para aliviar a ansiedade de começo de ano. “Dedique ao menos 10 minutos diários para essas práticas”, recomenda.
Pratique atividade física
A prática regular de atividades físicas favorece a produção de neurotransmissores essenciais para a sensação de bem-estar e tranquilidade, como endorfinas e serotoninas .
Organize-se
Para acabar com aquela sensação de estar perdido, mantenha a sua rotina organizada, elencando o que é prioridade e separando os seus horários adequadamente. Ah, e lembre-se: em meio às responsabilidades, tente encontrar um tempinho para si mesmo .
“O uso de agendas ou listas pode ajudar a planejar as tarefas de forma fácil”, indica a Dra. Cíntia.
Conte com a sua rede de apoio
Contar com as pessoas que você ama é fundamental para aliviar o peso emocional, compartilhar as preocupações e obter novas perspectivas.
Procure ajuda profissional
“A ajuda profissional é essencial para lidar com a ansiedade de começo de ano, especialmente quando os sintomas interferem significativamente na qualidade de vida ou impedem a realização de atividades cotidianas. Psicólogos e psiquiatras estão capacitados para identificar se a ansiedade faz parte de uma resposta momentânea ao estresse ou se está relacionada a um transtorno de ansiedade mais sério”, conclui a médica.