
O radialista australiano Jack Post compartilhou com os ouvintes sua experiência de depressão pós-parto masculina, que o deixou “chorando incontrolavelmente” no chão todas as noites. O homem de 34 anos disse que sentiu “vergonha e culpa” depois que sua Bianca pariu o filho do casal, o pequeno Gordon, seis meses atrás.
O relato foi dado durante a programação especial para o “R U OK? Day”, dia de alerta promovido pela R U Ok? (Sigla que significa Você está ok?, em português), organização australiana de prevenção ao suicídio.
O homem disse que estava “envergonhado” por ser pai com depressão pós-parto, mas melhorou seu estado mental em apenas alguns meses depois de ser aberto e honesto sobre seus sentimentos consigo mesmo, com a família e os amigos.
“Começou quando meu filho nasceu em março, e você se lembra de como eu estava tão animado por ele. Eu não podia esperar”, disse Jack ao co-apresentador Christian O’Connell. “Eu senti que fiz um trabalho 10/10 de marido até o nascimento e então algo mudou depois que ele nasceu, e foi muito estranho”.
Jack contou que a “quantidade louca de amor” que todos lhe diziam que ele sentiria por seu novo bebê não veio.
“Senti culpa e vergonha de trazer ao mundo esse carinha que eu deveria amar tanto, e não consigui sentir isso por ele… Agora eu o amo tanto, mas isso não aconteceu por três meses”, disse ele enquanto tentava não chorar. “Passei pelo que é chamado de depressão pós-parto, algo que nem sabia que novos pais poderiam ter. Achei que era algo que precisávamos estar preocupados com Bianca, pois sei que há uma alta taxa de depressão pós-parto em novas mães, e era eu quem estava sentindo isso”.
Jack disse que algumas noites ele se sentava sozinho no chão do quarto de Gordon com a cabeça entre os joelhos “chorando incontrolavelmente”.
Sinais e sintomas de depressão pós-parto masculina
Após o nascimento do bebê, os pais podem apresentar alguns sintomas de depressão pós-parto masculina. Os sinais físicos comuns podem incluir:
- cansaço
- falta de apetite
- problemas para dormir ou dormir e acordar em horários incomuns
- perda ou ganho de peso
Mudanças nas emoções e no humor também podem ser sinais de depressão pré e pós-parto. Você sentir:
- tristeza
- culpada ou vergonha
- mal-humor, ansiedade ou raiva
- querer ficar isolado ou desconectado de sua parceira, amigos ou familiares
- se sentir incapaz de desfrutar de coisas que costumava achar divertidas ou prazerosas
Você pode ter mudanças no pensamento. Por exemplo, você pode:
- ser incapaz de se concentrar ou lembrar de coisas
- tem problemas para tomar decisões ou fazer tarefas diárias
- tem pensamentos de estar sobrecarregado, fora de controle ou incapaz de lidar
- pensar em morte ou suicídio
Mudanças de comportamento também podem afetar homens com depressão pós-parto:
- não estar interessado em sexo
- retirar-se de sua família ou quer passar mais tempo no trabalho
- ser irritável ou agressivo com seu parceiro, família ou amigos
- usar drogas ou álcool como forma de lidar com mudanças, estresse e depressão
Ao perceber algum desses sintomas ou sinais, o indicado é procurar por um psicólogo ou psiquiatra para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.
Fonte: O Globo