DestaqueEspeciais

‘BBB23’: Key Alves reclama de dor no dente do siso; saiba 5 formas de aliviar o incômodo

A participante do Big Brother Brasil e jogadora de vôlei profissional, Key Alves, foi até o confessionário do programa se queixar de dor no dente. Ela chegou a pedir um remédio para aliviar a irritação e chegou a se perguntar se precisaria ver um médico.

“Eu queria pedir remédio para dor de dente. Vocês me mandaram ontem à noite e [a dor] melhorou muito. Mas hoje já acordei com dor no dente de novo. Não sei nem se precisa passar no médico ou algo assim, porque o meu dente do siso está doendo muito”, disse.

Os dentes do siso, geralmente nascem em torno dos 17 aos 20 anos, porém, podem começar a surgir em pessoas com idade mais avançada, ou em certas ocasiões não chegam a causar problemas. São quatro no total, dois inferiores e dois superiores.

Como aliviar a dor

 

Existem algumas formas fáceis e caseiras de aliviar o incomodo da dor do siso, porém, é importante lembrar que mesmo que a dor tenha passado é importante procurar um dentista para avaliar e tratar da melhor forma possível.

Uma das formas é com compressas de água quente, principalmente se a dor for latejante e a sensação de incômodo estiver se estendendo pelo rosto. Já se a dor for local e sua gengiva estiver apresentando sinais de inflamação, inchaço ou até mesmo sangramento, o ideal é que sejam feitas compressas frias. As compressas devem ser feitas na bochecha três vezes ao dia durante 15 minutos.

A higiene completa no local, mesmo com a dor, é muito importante, pois evita que restos de comida fiquem presos na região, bloqueando o risco de bactérias se proliferarem. Por isso ter uma escova de dente mais macia e passar diariamente o enxaguante bucal podem ser boas alternativas para aliviar as dores.

 

Irrigar o local com soro fisiológico também pode ser uma alternativa, principalmente para ajudar na retirada das impurezas, secreções e outros resíduos que podem intensificar o processo inflamatório. As ampolas de soro fisiológicos podem ser aplicadas após alguns minutos em refrigeração, o que trará um alívio para aqueles pacientes que ainda sofrem com a dor de dente e inchaço.

Especialistas também recomendam que haja mudanças na alimentação dos pacientes também. Alimentos mais macios ou pastosos, como purê, podem evitar irritação e dor. Evitar alimentos crocantes ou duros, como amendoim e carnes. Frutas cítricas e condimentos picantes também devem ser evitados.

Os dentistas também podem indicar medicamentos, como analgésicos para combater a dor durante o nascimento do dente do siso. E, claro, dependendo do paciente, também há a cirurgia para a retirada dos dentes do siso.

Sintomas

 

Um dos primeiros sinais do nascimento do dente do siso é a inflamação. Ela é visível por meio da vermelhidão e inchaço na gengiva, principalmente da área em que ele está nascendo. Normalmente, o paciente sente dor durante esse processo, pois o dente vai romper e gengiva. caso seja um grande incômodo, é necessário agendar e consultar um dentista de sua confiança.

Outro sinal muito comum é a dor no local do nascimento, em casos de dores extremas, dá-se o nome de pericoronarite. Dor na mandíbula ou na lateral do rosto; inchaço ou vermelhidão das gengivas ao redor do dente; mal hálito; dificuldade de mastigar; dificuldade de abrir a boca e glândulas linfáticas inchadas também são alguns dos sintomas mais comuns em caso de dor no siso.

Quando há a presença de dor de garganta é sinal de que a infecção atingiu níveis mais sérios. E somente o uso de analgésicos não irá resolver. É preciso entrar com antibióticos no tratamento e consultar um dentista de confiança.

A febre a indisposição também podem ser um dos sintomas dependendo de como está a infecção.

Fonte: O Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo