DestaqueEspeciais

Cigarro: parar de fumar reduz risco de diabetes em 40%, diz OMS

Deixar de fumar traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. É o que aponta um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional de Diabetes e da Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Abandonar o tabagismo reduz de 30% a 40% as chances de ter a doença.

O trabalho mostrou que o cigarro impacta na capacidade de o corpo controlar os níveis de açúcar no sangue, elevando a probabilidade de complicações relacionadas ao diabetes, como dificuldade de cicatrização, problemas cardiovasculares, insuficiência renal e cegueira.

Ao deixar de fumar reduz o risco de diabetes tipo 2 nos primeiros cinco a dez anos. O tabagismo aumenta a resistência à insulina e potencializa os riscos cardiovasculares, tornando a cessação essencial, especialmente para quem convive com condições como o diabetes.

No Brasil, dados recentes do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) indicam que 10,2% da população tem diabetes, sendo 90% do tipo 2, associado a maus hábitos e estilo de vida sedentário, com um aumento de casos, inclusive entre os jovens. O diabetes é uma doença metabólica crônica que afeta vários aspectos da saúde.

O diabetes é a 9ª causa de morte em todo o mundo, de acordo com a OMS considera o diabetes a 9ª causa de morte mundial, sendo prevenível com mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável.

Fonte: O Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo