Com foco no público jovem, Oeiras lança campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíve

[Oeiras]Jovens influenciadores digitais são os protagonistas da campanha #VamosCombinar, lançada quinta-feira, 20, pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo de conscientizar a população para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sobretudo, no período do Carnaval.

O evento contou com participação do prefeito José Raimundo; dos secretários municipais de Saúde (Auridene Freitas), Administração e Planejamento (Luiz Nunes), Cultura e Turismo (Stefano Ferreira), Juventude (Heloísa Helena); profissionais de saúde e representantes dos blocos carnavalescos da cidade, que na ocasião receberam kits de preservativos e o apoio cultural da Prefeitura.

A secretária municipal de Saúde explica que o foco é informar, principalmente, o público jovem sobre os riscos e consequências de contrair doenças transmitidas durante as relações sexuais. “Nosso objetivo é usar os meios de comunicação para que a informação possa chegar o máximo possível, principalmente, ao público jovem, pois observamos que é nesse público que está o índice mais elevado de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. É um público que nos preocupa muito e, entendendo a necessidade de envolve-los, fortemente, e orienta-los cada vez mais em relação à necessidade do uso dos métodos contraceptivos e do preservativo, envolvemos os influenciadores digitais”, argumenta, Auridene Freitas.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que jovens entre 15 a 24 anos não usam preservativos, 40% das mulheres admitem não usar preservativo durante a relação. Com isso, o número de diagnósticos em HIV/AIDS nesse público aumentou 85% nos últimos 10 anos. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), realizada em 2015, nas escolas de todo o país com adolescentes de 13 a 17 anos, aponta que em média 01 em cada 03 adolescentes iniciam vida sexual sem preservativo e 04 em cada 10 adolescentes na faixa etária de 13 a 15 anos não usaram preservativo na primeira relação, e que em média 35,6% dos entrevistados não usam o preservativo em suas relações subsequentes.  O estudo concluiu que quanto mais jovem, menor o uso do preservativo.

A campanha #VamosCombinar utiliza linguagem e mídias digitais para aproximar o público jovem dos métodos preventivos e dos serviços oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE), que realiza ações de prevenção e diagnóstico de ISTs. “O CTA/SAE trabalha desde o processo de acolhimento até a oferta de testes rápidos para várias doenças, não apenas HIV, mas também de sífilis e hepatite B e C, de forma gratuita. Nós precisamos conscientizar a população e, principalmente, o público jovem para que ele busque o nosso serviço. Nossa proposta é envolver a sociedade como um todo, porque entendemos que essa ação deve acontecer de maneira social, onde todos nós possamos ser um multiplicador desta informação, para que tenhamos condições de atingir o indicador”, pondera a secretária.

“Acreditamos, fortemente, que através da informação e da oferta do serviço qualificado nós iremos conseguir reduzir esse número, que nos assusta muito. É um número que vem crescendo não apenas em Oeiras não apenas na cidade do Piauí, mas é um número que vem crescendo dentro do país como um todo. Por isso, queremos fazer esse chamado a toda a sociedade, envolvendo os profissionais de saúde como linha de frente na ação e divulgarmos o máximo possível da informação para que, assim, tenhamos condições de reduzir e mudar esse indicador no município de Oeiras”, acrescenta a secretária municipal, destacando que as equipes volantes da Semusa realizarão a distribuição de preservativos durante todos os dias de Carnaval.

Ascom

 

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy