
Na edição desta quarta-feira (10) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre zumbido no ouvido, tema sugerido pelo telespectador Ederson Moreira, de Bueno Brandão, em Minas Gerais.
Pela #CorrespondenteMedico nas redes sociais, ele escreveu para o quadro: “gostaria de sugerir o tema zumbido no ouvido. Há um ano, passei por dois otorrinos. Os medicamentos não fizeram efeito. Os barulhos me irritam e não durmo. Será psicológico ou um problema de audição?”.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 25 milhões de brasileiros sofrem com zumbidos. Fernando Gomes disse que a sensação de ruído dentro do aparelho auditivo é a manifestação de algum sintoma.
“Pode configurar quadro clínico de uma doença, por exemplo, um tumor na região, ou até algo mais simples que acaba sendo muito prevalente: a perda auditiva”, afirmou.
De acordo com o médico, a perda da audição pode vir acompanhada do zumbido pois o sistema nervoso central não é capaz de “registrar” a informação do som de forma correta.
“Sabemos que uma situação psicológica também pode aumentar a relevância disso, que fica a todo momento atrapalhando as pessoas”, completou Gomes.
Veja abaixo as possíveis causas e opções de tratamento para o zumbido no ouvido.
Possíveis causas
- Excesso de álcool e cigarro
- Alterações hormonais
- Distúrbios anatômicos
Tratamentos
- Aparelhos auditivos
- Terapia do som
- Terapias complementares (acupuntura, meditação e relaxamento)
“[Para tratar zumbido no ouvido], precisa procurar um médico especialista, que é o otorrinolaringologista, e sempre temos a fonoaudiologia como terapia que vai auxiliar em todo o processo”, disse Fernando Gomes.
(Publicado por: André Rigue)