Os exercícios físicos têm um papel importante na manutenção da boa forma, o cuidado com a saúde e o bem-estar dos indivíduos.
A prática traz inúmeros benefícios, mas a sua execução requer cuidados, principalmente nos dias em que as temperaturas são mais intensas, como é o caso do B-r-o Bró, ocorrido nos meses de setembro, outubro e novembro no Piauí.
Nayane Piauilino, médica Nefrologista, explica que as condições climáticas devem ser observadas para escolher o melhor período para a execução. O recomendável é que os horários de calor mais intensos sejam evitados, assim terá menos chances de desidratação.
“Talvez o início da manhã e o final da tarde -para não pegar o ‘pingo do meio-dia’- seria o mais tranquilo para a prática de atividade física nesse período do ano. A prática deve ser mantida, não pode ser suspensa”, diz.
A médica ressalta que o processo de transpiração faz com as pessoas percam líquidos, logo elas devem tomar bastante líquido ou ingerir alimentos que proporcionem isso.
“Na transpiração, na perda de suor, a gente não está perdendo só a água, estamos perdendo os eletrólitos também, alguns tipos de sais. A água de coco é bem-vinda, tem algumas marcas de isotônicos, frutas como melancia, melão. Quando você infere uma fruta desse tipo, você está inserindo muita quantidade de água. Então, não somente a água em si”, sugere.
Comments are closed.