Em um mês de funcionamento, anexo do HEDA já atendeu 164 pacientes

[Teresina] –  A Unidade Exclusiva de Atendimento à Covid – 19, anexo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, completou um mês de funcionamento nesta segunda-feira (13). Nesse período já foram atendidos 164 pacientes.

O anexo conta contar com 30 leitos clínicos e três leitos de estabilização, funcionando como um hospital de retaguarda para os casos clínicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. No local também trabalham 144 profissionais.

De acordo com a diretora da unidade, Emanuelle Andrade, o anexo vem cumprindo o desafio do objetivo proposto e tem obtido resultados positivos, já tendo efetuado 84 altas médicas. “Essa alternativa, além de atender a recomendação da OMS possibilitou que não houvesse um colapso na demanda por vagas de leitos para pacientes com Covid-19 de alta, média e baixa complexidade. Nossa unidade foi montada para atender pacientes com sintomas respiratórios de baixa complexidade. Funcionamos como retaguarda clínica para O HEDA, que foi o hospital definido como referência para tratamento da Covid – 19 com alta e média complexidade e que possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI).”

O anexo, que funciona na antiga clínica Promedica, também conta com um Núcleo Interno de Regulação responsável pelo planejamento de estratégias para a assistência. O setor funciona como unidade técnico-administrativa que possibilita monitoramento do paciente desde a sua chegada ao hospital, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar.

“Essa regulação dos pacientes direciona os dados para avaliação dos de indicadores de qualidade, que nos possibilita avaliar a efetividade e eficiência do serviço. Assim podemos avaliar, por exemplo, as altas, taxa de ocupação, taxa de mortalidade dentre outras”, enfatiza a enfermeira Lucila Lustosa, coordenadora do núcleo.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy