Hospital retoma atendimentos de urgência, emergência e eletivos em diversas especialidades

[Teresina] – O Comitê de Operações Emergenciais para Covid-19 (COE) aprovou na última semana a deliberação de iniciar a desmobilização de leitos hospitalares instalados para aumentar a oferta de vagas durante a pandemia. A medida se baseou na análise de fatores como a queda no número de óbitos, reduções no índice de transmissibilidade e de ocupação de leitos.

Diante disso, seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, o hospital Prontomed Adulto retoma os atendimentos eletivos nas mais variadas especialidades. O funcionamento da unidade foi adaptado com total segurança e controle, a partir de um rigoroso protocolo de cuidados. O fluxo de atendimentos passou por mudanças com entradas e protocolos específicos para atendimento dos pacientes que necessitem de urgência e emergências, de internação clínica ou cirúrgica nas mais variadas especialidades.

A iniciativa visa disponibilizar a seus clientes acesso aos serviços de saúde com segurança e qualidade que já são características do hospital. Segundo o Diretor Médico, Dr Marcelo Burlamarque, as instalações de atendimento de urgência e emergência, dos centros cirúrgicos, setor de internações, UTIs, consultórios, assim como as equipes de saúde estão preparadas para atender as diversas necessidades de saúde dos pacientes.

“A mudança aconteceu em decorrência da queda significativa nas demandas de Covid-19. Assim, não existe mais a necessidade que a unidade disponibilize atendimento exclusivamente a pacientes com a doença. Nos tornamos, no período mais crítico, um hospital referência no tratamento da doença, mas hoje tivemos uma redução considerável dos casos. Graças a isso, agora podemos, com segurança, disponibilizar boa parte da estrutura de atendimento a outras especialidades, bem como realização de cirurgias eletivas. Já estamos recebendo todos os pacientes com as mais variadas demandas entre pacientes clínicos e cirúrgicos”, disse o diretor.

Para isso, todo o fluxo do hospital foi adaptado prezando pela integridade e saúde dos pacientes e colaboradores. Na chegada à unidade, os profissionais estão preparados e com os equipamentos para fazer a aferição da temperatura dos pacientes e higienização. Já no ambiente interno são adotadas algumas medidas, como o distanciamento entre as pessoas, uso obrigatório de máscaras e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da constante higienização das superfícies.

Os cuidados também são redobrados dentro dos consultórios de pronto-atendimento, onde ocorrem os atendimentos de urgência e emergência e eletivos, respectivamente, com higienização de todos os equipamentos após o uso, paramentação adequada de todos os que atendem os pacientes e manutenção do distanciamento recomendado.

Fonte: Ascom

Comments are closed.