Destaque

Benefícios da “sorrisoterapia” serão abordados em simpósio acadêmico

O Centro Universitário UniFacid Wyden promove nos dias 9, 10 e 11 de setembro, o I Simpósio Sorrisoterapia. O evento traz para o meio acadêmico a importância da terapia do riso, um método complementar a outros cuidados de saúde que tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e emocional das pessoas por meio de exercícios e atividades que estimulem o riso.

O Simpósio, que tem como tema: “o lúdico como acesso ao espelho da alma”, tem uma programação marcada por palestras e oficinas presenciais, que ocorrerão no auditório do UniFacid, e ainda uma palestra online especial com o pesquisador de palhaçaria Alexandre Penha. Ele vai falar sobre a palhaçaria em hospitais em tempos de guerra e contar um pouco de sua experiência com a terapia na recente guerra da Ucrânia.

A programação do I Simpósio Sorrisoterapia traz renomados profissionais da psicologia, arteterapia, fisioterapia, farmácia, entre outros, com o objetivo de mostrar como essas ciências, aliadas ao riso, podem contribuir para o alcance de uma vida mais saudável.

Segundo Marcello Alencar, professor do UniFacid Wyden e coordenador do evento, a terapia do riso é indicada como prática complementar no tratamento de pessoas que estão atravessando momentos difíceis, como internações prolongadas, doenças terminais e depressão, por meio do aspecto lúdico das experiências e do contato entre pacientes e profissionais de saúde.

“A terapia do riso proporciona inúmeros benefícios à saúde. Sem contraindicações, tem ganhado cada vez mais a atenção de pessoas que querem trazer os benefícios de uma boa gargalhada para o dia a dia, e é isso que queremos mostrar no Simpósio”, afirma Marcello.

Programação
09/09 – Sexta-Feira – Palestras
08:00 – Abertura do Simpósio – Equipe Sorrisoterapia
08h10 – Desenvolvimento Infantil e a família – Psicóloga Hélvia Martins
09h10 – Tudo seria melhor se houvesse mais amor – Liliane Estampido
10h10 – Aquarela da mente – Jeorgio Leão
14h10 – A importância do brincar na primeira infância: contribuição da neurociência – Maria Paula Alencar
15h10 – O papel do brincar na saúde emocional da criança – Dra. Fernanda de Sá
16h10 – O palco da vida e os personagens que há em mim: o eu oculto e o revelado dentro das relações interpessoais – Isabella Alencar

10/09 – Sábado – Oficinas
08h – Abordagem Lúdica na Oncopediatria – Maycon josan
08h – Storytelling em contos infantis – Prof. Marcello Alencar
14h – A transpessoal e as mandalas no processo de acolhimento interior – Pedro Lucas
14h – As expressividades das minhas marcas – Isabella Alencar

11/09 – Domingo – Palestra Online
Alexandre Penha: 09:00 – Arte, Saúde e Palhaçaria – Acesso via “Teams” para inscritos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo