Largar o sedentarismo é mais fácil do que se imagina

Tornar os exercícios uma parte agradável da vida cotidiana é mais fácil do que se imagina. Mas se você está tendo problemas para iniciar ou seguir um plano de exercícios, não está sozinho.

Muitos de nós lutamos para sair da rotina sedentária, apesar de nossas melhores intenções. Você já sabe que existem inúmeros motivos importantes para praticar exercícios — desde melhorar a energia, o humor, o sono, a vida sexual, a estética, até a redução da ansiedade, do estresse e da depressão. E instruções detalhadas de exercícios e planos de exercícios estão a apenas um clique de distância.

Saber como e por que praticar exercícios não é suficiente. Caso fosse, estaríamos todos em forma. Fazer do exercício um hábito exige mais — você precisa da mentalidade certa e de uma abordagem inteligente. Embora preocupações diárias, como uma agenda lotada, uma rotina de trabalho sem horários fixos, filhos pequenos ou problemas de saúde, possam tornar os exercícios mais desafiadores, para a maioria de nós, a grande barreira é mental.

A falta de autoconfiança pode impedir os passos necessários, a motivação pode rapidamente se apagar, o desânimo facilmente aparecer logo depois dos primeiros dias de treino. Todos nós já passamos por isso em algum momento. Seja qual for a sua idade ou nível de condicionamento, mesmo que você nunca tenha se exercitado um dia na vida, existem etapas que você pode tomar para tornar o exercício menos intimidante e doloroso e mais divertido e instintivo.

Abandone a atitude de tudo ou nada. Você não precisa passar horas em uma academia ou se forçar a atividades monótonas ou dolorosas que você odeia para experimentar os benefícios físicos e emocionais do exercício. Um pouco de exercício é melhor do que nada.

Na verdade, adicionar apenas quantidades modestas de atividade física à sua rotina semanal pode ter um efeito profundo em sua saúde mental e emocional. Seja gentil consigo mesmo. Pesquisas mostram que a autocompaixão aumenta a probabilidade de você ter sucesso em qualquer empreendimento. Portanto, não se culpe por seu corpo, seu nível de condicionamento físico atual ou sua suposta falta de força de vontade.

Tudo o que vai fazer é desmotivar você ainda mais. Em vez disso, considere seus erros passados e escolhas prejudiciais à saúde como oportunidades de aprender e crescer. Verifique suas expectativas. Você não perdeu a forma durante a noite e não vai transformar seu corpo instantaneamente.

Tente não desanimar com o que você não pode realizar ou o quão longe você tem que ir para alcançar seus objetivos de condicionamento físico. Em vez de ficar obcecado com os resultados, concentre-se na consistência.

Embora as melhorias no humor e nos níveis de energia possam acontecer rapidamente, a recompensa física virá com o tempo. Ou seja, se passar a barreira inicial, tudo será mais fácil, o corpo e a mente vão resistir muito menos ao treino. Organize-se para manter a regularidade: fazer exercícios constantemente de maneira moderada é muito melhor do que se exercitar intensamente uma única vez a cada quinze dias.

Seus músculos têm memória, porém dê tempo a eles para se condicionarem novamente e recicle as informações de alta performance do passado. Normalmente nossa mente continua poderosa e forte, porém nossos músculos necessitam de ativação lenta e progressiva por pelo menos três meses para que possam ser exigidos próximo do limite.

Aquecer sempre por pelo menos 5 minutos antes de qualquer atividade física. Focar no seu objetivo pessoal e estabelecer datas limites para atingi-lo. Realizar tudo na vida com simplicidade e leveza que conseguirá ir mais longe e permanecer ativo atingindo a tão desejada longevidade.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy