DestaqueSaúde e Boa Forma

Dieta: comer mais no café da manhã não aumenta a perda de peso; entenda

Um novo estudo acaba de revelar que o velho ditado “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu” não passa de um mito. A ideia por trás dessa frase é que ingerir a maioria das calorias diárias pela manhã dá ao corpo mais tempo para queimá-las ao longo do dia, o que por sua vez, contribuiria para a perda de peso.

No entanto, de acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica Cell Metabolism, consumir a maior parte das calorias no café da manhã não aumenta a perda de peso. Pesquisadores da Universidade Aberdeen, na Escócia, chegaram a essa conclusão após testarem essa teoria em um experimento realizado com 30 pessoas – 16 homens e 14 mulheres -, com idade média de 50 anos e IMC aproximado de 32,5 (sobrepeso ou obesidade). Um é considerado saudável até 25.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Metade dos voluntários deveria consumir a maior parte das calorias pela manhã e a outra metade, a noite. Em ambos, as dietas tinham duração de quatro semanas e os alimentos e bebidas eram fornecidos pelos pesquisadores.

 

 

Durante a dieta do grande café da manhã, eles ingeriam 45% de suas calorias diárias na primeira refeição do dia e apenas 20% no jantar.Ao fazer a dieta do grande jantar, eles obtiveram 45% de suas calorias diárias no jantar e 20% no café da manhã.

Após 30 dias, os resultados mostraram que não houve diferença na perda de peso nem no gasto energético entre pessoas dos dois grupos. O gasto calórico foi de, em média, 2.800 calorias e a parda de peso, de 3 quilos, para pessoas de ambos os grupos.

 

“O conselho de tomar o café da manhã como um rei é um dos muitos mitos sobre como perder peso queimando calorias. Agora parece que a caloria é queimada da mesma maneira, independentemente da hora do dia”, disse a professora Alexandra Johnstone, do Instituto Rowett em Aberdeen e principal pesquisadora do estudo.

Por outro lado, aqueles que comeram mais no café da manhã relataram sentir menos fome ao longo do dia. De acordo com os pesquisadores, isso sugere que, na vida real, consumir mais calorias no início do dia ainda pode ser uma boa estratégia para quem quer perder peso, mas não pelo motivo que se acreditava.

No estudo, os participantes estava em uma dieta padrão e ingeriam cerca de 1.700 calorias por dia. No mundo real, as pessoas podem comer o que quiserem. Isso significa que se elas ficarem mais saciadas após tomar um grande café da manhã, elas irão ingerir menos calorias no resto do dia e isso pode ajudar a perder peso.

 

O estudo também descobriu que o grupo que tinha o café da manhã como a maior refeição do dia também apresentavam um nível mais baixo de grelina, conhecida como o “hormônio da fome”, e um nível mais alto de GLP-1, hormônio associado à saciedade.

“Não há um momento ideal para comer quando se trata de calorias, mas um grande café da manhã pode ajudar a controlar seu apetite e manter sua dieta ao tentar perder peso”, concluiu Johnstone.

Fonte: O Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo