
Uma jovem dinamarquesa viralizou no TikTok após compartilhar fotos da herpes grave que desenvolveu após dar o primeiro beijo depois um ano sem se relacionar com ninguém. No vídeo, a menina mostra as feridas provocadas pelo vírus HSV-1.
Ela também compartilhou imagens de urticárias que surgiram em um de seus braços e na mão, além de relatar que estava com a garganta inflamada. A jovem informou que a pessoa que a beijou não sabia que estava com herpes. A menina deixou claro também que nem todas as pessoas que têm o vírus apresentam lesões severas desta forma.
O HSV-1 é normalmente transmitido por contato oral-oral e causa infecção na boca ou ao redor dela (herpes oral), mas também pode causar herpes genital. Tanto o herpes oral quanto o genital são principalmente assintomáticos ou não reconhecidos, mas podem causar bolhas ou úlceras dolorosas no local da infecção, variando de leve a grave. A infecção é crônica e os sintomas podem se repetir ao longo de muitos anos. Alguns medicamentos estão disponíveis para reduzir a gravidade e a frequência dos sintomas, mas não podem curar a infecção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos, ou 67% da população mundial, tiveram infecção por HSV-1, que na maioria das vezes é adquirida na infância.
Fonte: O Globo
Imagem/Reprodução: TikTok