O tripé essencial para mudar o estilo de vida

Mudar hábitos não é coisa fácil de se fazer. Requer disciplina e uma série de “acontecimentos” que já escrevi por aqui. Os gatilhos, as recompensas, o propósito, o processo em si. Mas, existem três variáveis muito importantes que estimulam e sustentam essa mudança de estilo de vida, a virada de chave do mind set, sobretudo em populações, grupos de pessoas. São eles: a educação (informação), o ambiente, o reconhecimento (premiação).

Por meio da informação, conseguimos fazer as pessoas refletirem sobre a importância de cada escolha de fazemos em nossas rotinas e como o somatório delas nos leva a padrões de comportamentos. Saber, por exemplo, os perigos que o sedentarismo provoca em diversas áreas de nossa saúde física e mental é uma boa forma de se querer iniciar um programa de atividade física. Mas, nem sempre saber é suficiente. Aliás, saber “o que devo fazer” pode ser uma boa desculpa para o “vou começar amanhã” ou “posso começar quando quiser”. Mas os dias passam, e nada muda. Por isso, ter um ambiente que favoreça uma mudança de comportamento, é uma ótima estratégia. Aí que entra a força do ambiente. Imagine que você tenha que subir quatro andares para chegar em casa e, de repente, quando aperta o botão o elevador não está funcionando. Não tem jeito, você tem que subir de escada. Simples assim. Não há nada que possa ser feito. O ambiente de alguma forma forçou você a se movimentar. Imagina um ambiente em que tudo faça com que você se mexa mais, ao contrário do que atualmente é? Você, sem perceber, muda seu comportamento.

E com o passar do tempo você coloca mais movimento no seu dia a dia, porque o elevador vive quebrado, porque ir de carro está muito caro e você vai a pé, porque tem uma nova ciclovia e você pode ir pedalando, e com o tempo se transforma em uma pessoa muito ativa, com muito mais disposição, seu foco no trabalho melhora e seus amigos e familiares percebem sua mudança e ficam orgulhosos e felizes por você. O reconhecimento é mais uma ferramenta que incentiva e, definitivamente, faz você seguir com as mudanças, em vez de largar tudo. É quase como se você assinasse um termo, um compromisso de ser uma pessoa que vai incentivar e ajudar outras a seguir pelo mesmo caminho. Esse é o reconhecimento ou a premiação.

Todas essas fases do processo podem acontecer para algumas pessoas de forma natural e espontânea. Mas, é bem mais difícil. Por isso, existem projetos que propõe que isso tudo aconteça de forma programada. Eu já estive envolvido ou a frente de alguns. E para trazer ainda mais dados que embasam a importância desse tripé, eu vou dividir om vocês, na coluna de hoje e nas próximas, meu conhecimento de ações que deram certo, que vi de perto, ao viajar por alguns países do mundo e falar com pessoas envolvidas nesses processos.

Estive em Boston, nos Estados Unidos, e conheci um programa chamado BOX que foi criado por uma das mães da escola em que o projeto foi iniciado. Essa mãe percebeu que os alunos estavam muito sedentários e que problemas, não apenas físicos, como excesso de peso, mas também de saúde mental, estavam crescendo. Então, ela propôs que todos os dias, por alguns minutos antes de as aulas começarem, as crianças se encontrem no ginásio para fazerem brincadeiras com movimentos, uma espécie de gincana, além de atividades de mindfulness e meditação. As crianças ficam nesse ginásio em torno de 20 a 25 minutos e depois seguem para as aulas. Ali, também aprendem sobre alimentação, bons hábitos, autocuidado, sobre a importância de pensar na saúde desde cedo, tudo em pequenas doses de informação que as mães voluntárias trazem. Nesse projeto, que já se espalhou por centenas de escolas, dentro e fora dos Estados Unidos, temos informação sendo passada de uma forma lúdica e o início da construção de bons hábitos. Os resultados foram colhidos. Crianças mais dispostas, mais despertas para as aulas, procurando fazer melhores escolhas na alimentação, com redução de peso, mesmo estando em fase de crescimento.

Semana que vem, vou contar sobre outras escolas e explicar o porque em Copenhagen, na Dinamarca, uma família inteira se locomove de bicicleta mesmo debaixo de chuva.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy