Saiba a importância do sono para o cérebro dos idosos

Um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, analisou os impactos do sono desregulado nos idosos.
Gomes destacou que o sono é um período extremamente importante em todas as fases da vida. “Isso porque todo o processo de funcionamento do sistema nervoso central está acontecendo. A consolidação das nossas experiências do dia — a memória — acontece durante o sono”, afirmou o médico.
“Esse estudo mostrou que o intervalo ideal para pessoas com mais de 70 anos dormir seria entre 6h e 9h. Quando o sono é inferior a isso, existe grande correlação entre o depósito de proteína beta-amilóide, que também surge nos pacientes com Alzheimer, e alterações nos exames neuropsicológicos”, disse Fernando Gomes.
“Quando o sono ultrapassa esse período, com mais de 9h, não há a correlação com essa proteína, mas existe alterações nos exames neuropsicológicos”, alertou.
Males do sono desregulado
De acordo com o estudo de Stanford, entre as principais consequências do sono desregulado para idosos acimas de 70 anos estão:
- Queda no aprendizado;
- Relação com o Alzheimer;
- Depressão;
- Doenças cardiovasculares.
(*Com informações de Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo)