
A canadense Kelsie Lorenz, de 31 anos, relatou nas redes sociais que um creme para tratar eczema, condição que causa manchas avermelhadas e coceira na pele, a deixou com a pele descamada e tão dolorida que ela nem conseguia segurar seu bebê.
Durante 20 anos, Lorenz usou um creme corticoide para trata a condição, embora as instruções do medicamento orientem que aqueles que usam o creme por mais de duas semanas falem com seu médico. Com o tempo, o creme deixou de fazer efeito e além de sofrer com crises da doença, sua pele ficou tão irritada e fina que começava a descamar sempre que ela se vestia.
Após interromper o uso do medicamento, ela apresentou sintomas de abstinência. Seu ciclo menstrual parou e sua pele coçava tanto que ela tinha que ficar na cama por até uma semana em cada crise.
— Eu não conseguia dar banho no meu filho, não conseguia lavar a louça, não conseguia sair de casa. O toque físico era insuportável, e abraçar ou carregar meu filho muitas vezes me deixava em lágrimas e com coceira — contou.
Os corticoides tópicos são um dos tratamentos para eczema. No entanto, há risco de “vício” com o uso contínuo. Parar de usá-los de uma hora para outra pode gerar sintomas de abstinência como dor na pele, crises e noites sem dormir, bem como pele seca e descamada.
Desde então, a canadense decidiu aderir a medicamentos holísticos chineses e injeções anti-inflamatórias.
Fonte: O Globo