
Já se sabe há algum tempo que os animais podem contrair o coronavírus Sars-CoV-2, mas pela primeira vez um estudo relata que um gato doméstico teria transmitido o microrganismo para um humano. Publicada na revista científica Emerging Infectious Diseases no último dia 7 de junho, a pesquisa investigou o caso que ocorreu em 2021.
De acordo com os pesquisadores da Universidade Príncipe de Songkla, na Tailândia, em agosto do ano passado, uma veterinária de 32 anos visitou o hospital da universidade com sintomas de Covid-19 e testou positivo para a doença. Ela relatou que cinco dias antes havia examinado um gato que testara positivo no teste RT-PCR.
O animal pertencia a dois homens que também haviam contraído o vírus, e foi enviado para o hospital veterinário para testagem de Covid por swab nasal. Segundo a mulher, durante o atendimento o felino espirrou e a atingiu. Ela estava usando máscara respiratória, mas sem óculos ou protetores faciais.
De acordo com o jornal tailandês Bangkok Post, a equipe descobriu que os genomas virais do gato e de seus donos eram idênticos aos coletados na veterinária. Todos estavam infectados com a mesma versão da variante delta, que era diferente das amostras virais colhidas de outros pacientes no hospital naquela época.
Assim, a equipe concluiu que as infecções estavam epidemiologicamente relacionadas. Além disso, a carga viral encontrada no gato era significativamente alta e infecciosa, o que possibilitaria a transmissão.
Ainda segundo os pesquisadores, apesar do risco de contaminação ser baixo, é recomendado que indivíduos com infecção suspeita ou confirmada por Sars-CoV-2 limitem a exposição a seus gatinhos.
Fonte: Revista Galileu