DestaqueEspeciais

Quais danos o uso de drogas pode causar ao coração? Médicos respondem

A trágica morte de Taylor Hawkins, baterista da banda Foo Fighters, abalou o mundo da música pela perda inesperada do artista aos 50 anos. Em turnê pela América do Sul, Hawkins foi encontrado sem vida em seu quarto de hotel em Bogotá, na Colômbia, no último dia 25 de março. A principal suspeita das autoridades colombianas é que o norte-americano tenha sofrido uma overdose.

Segundo a Fiscalía General de la Nación, órgão equivalente à Procuradoria Geral da República, no exame toxicológico de urina de Hawkins foram encontrados resquícios de 10 tipos de substâncias. Comunicado divulgado no dia 26 de março no Twitter cita que, entre elas, estavam THC (componente psicoativo da maconha), antidepressivos, benzodiazepínicos (grupo de fármacos que incluem ansiolíticos e anticonvulsivantes, por exemplo) e opioides.

O caso chamou ainda mais atenção quando a revista colombiana Semana revelou que, segundo os médicos forenses do Instituto Médico Legal da Colômbia, o coração de Taylor Hawkins pesava cerca de 600 gramas, o dobro do normal para uma pessoa adulta. A cardiomegalia — nome dado ao aumento do coração — pode ser causada por diversos fatores, como hipertensão sem controle, alterações das válvulas cardíacas, obstruções nas artérias que irrigam o órgão, além do consumo de drogas.

A banda anunciou o cancelamento da turnê sul-americana após a morte do baterista  (Foto: Divulgação Facebook/ Foo Fighters)

A banda anunciou o cancelamento da turnê sul-americana após a morte do baterista (Foto: Divulgação Facebook/ Foo Fighters)

“Os possíveis danos causados pelo uso de drogas dependem de algumas circunstâncias, tais como o tipo e a pureza da droga, as predisposições do usuário, o contexto em que essa pessoa fez o uso da substância e se outras drogas foram usadas juntas”, explica o psiquiatra Arthur Guerra, coordenador do Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “A chance de ocorrer uma overdose se utilizadas múltiplas drogas é muito grande.”

Quando se trata do coração, sabe-se que o uso de drogas afeta o órgão, principalmente se há vários tipos de substâncias envolvidas. Drogas depressoras, como o álcool e os benzodiazepínicos, causam diminuição nas atividades do sistema nervoso e nos batimentos cardíacos. Já as aceleradoras, a exemplo da cocaína e das anfetaminas, provocam uma aceleração na atividade cardiovascular. Nos casos em que são usadas todas juntas, elas geram uma sobrecarga ainda mais significativa no coração. “É como acelerar e frear um carro ao mesmo tempo: a chance de ‘pifar o motor’ é enorme”, ilustra Guerra.

O uso abusivo e prolongado de drogas leva a um enfraquecimento da musculatura cardíaca, o que pode causar uma miocardiopatia, condição que prejudica o músculo do coração. Entre as consequências está a dilatação do órgão. “Quanto maior o coração, mais enfraquecido ele está”, observa o cardiologista César Jardim, responsável pelo serviço Clinic Check-up do Hospital do Coração (HCor), na capital paulista.

Segundo o especialista, os entorpecentes enfraquecem o músculo cardíaco também de maneira indireta, causando taquicardia, arritmia ou aumento da pressão arterial. “Se esse uso for crônico, pode provocar grande desequilíbrio”, alerta Jardim.

O corpo de Hawkins chegou aos Estados Unidos nesta quarta-feira (30), de acordo com o jornal britânico Daily Mail. A banda anunciou o cancelamento da turnê.

*Com supervisão e edição de Luiza Monteiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo