DestaqueNotícias

Cirurgião dá dicas para um pré-operatório seguro durante a quarentena

Recomendações ajudam a manter o corpo saudável para futuros procedimentos estéticos

[Teresina] – A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou os planos de todos. Viagens, casamentos, férias e o planejamento de quem desejava fazer uma cirurgia plástica, tiveram que ser adiados por um tempo. A recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é que nesse período sejam realizadas apenas as cirurgias de emergência.

Porém, durante a quarentena, o paciente já pode seguir algumas recomendações e se preparar em casa para quando for possível realizar o procedimento. O cirurgião plástico, William Machado, explica que esse pré-operatório na quarentena ajuda a não comprometer o corpo.

A prática regular de exercícios físicos é uma das recomendações. “Exercícios ajudam a conservar o corpo saudável e melhoram a imunidade. O importante é achar uma atividade física que goste e praticar todos os dias por pelo menos 30 minutos. Exercícios fortalecem os órgãos e preparam o organismo para uma recuperação mais rápida pós-cirurgia”, recomenda.

Outra dica é não esquecer da hidratação. “Nesse período em que nosso corpo está relativamente parado, não sentimos sede. Mas, a ingestão de dois litros de água por dia é fundamental para nossa saúde”, disse.

Mais uma recomendação do cirurgião é manter os níveis de vitamina D. “Como na maior parte do tempo ficamos em casa, deixamos de lado o hábito saudável de pegar sol. O indicado é ficar pelo menos 10 minutos ao sol, antes das 10h da manhã. Para casos em que a deficiência de vitamina D é maior, pode haver a suplementação oral, porém com indicação médica”, ressalta.

Alimentação saudável é outra prática que o profissional indica para preparar o corpo para um futuro procedimento cirúrgico. “Invista em uma dieta rica em verduras, frutas e proteínas. Evite carboidratos, alimentos processados e muito açúcar. Além disso, é preciso também uma preparação psicológica. Uma dica é realizar atividades que relaxem a mente. Pode ser meditação, leitura, música ou outros, cada paciente tem sua própria maneira. Nesse momento é fundamental manter o equilíbrio entre corpo e mente”, pontua William Machado.

Demais recomendações especificas dependem de uma avaliação profissional e uma consulta mais detalhada do histórico do paciente. Portanto, para realização de qualquer procedimento, o paciente deve escolher um cirurgião registrado na SBCP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo