Hemopi faz campanha para reforçar estoque de sangue para o carnaval

[Teresina] – O volume de sangue no estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi é regular. Com o período de Carnaval se aproximando, a situação preocupa. Para reforçar a necessidade de doação e garantir material suficiente para o período carnavalesco, quando a demanda aumenta, a instituição intensifica campanha na tentativa de levar a população aos hemocentros.
“O Hemopi tem parcerias com entidades pública e privada, faculdades, torcidas organizadas, grupos maiores e menores. São esses parceiros juntamente com as doações normais que conseguimos manter o estoque satisfatório.
Por mês, o Hemopi recebe cerca de 4 mil bolsas mensais considerando as quatro unidades: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. Além das campanhas permanentes, o Centro faz campanhas externas em parceria com universidades, por exemplo, bem como aumenta a atuação no interior do Estado.
ANTES DE DOAR
Dormir bem a noite anterior à doação;
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação;
Alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso;
Aguardar 2 horas após o almoço, para doar;
Não fumar 2 horas antes e 2 depois da doação;
Procurar ficar tranquilo e relaxar.
Ter entre 16 e 69 anos;
Pesar a partir de 50 kg;
Estar saudável e alimentado;
Apresentar documento oficial com foto.
Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemopi (www.hemopi.pi.gov.br).