Os dedos inchados do rei Charles III voltaram a chamar a atenção de pessoas mundo afora durante sua coroação realizada neste sábado, com muitos comentários sobre o assunto nas redes sociais. “Gente e esses dedos de saldinho (sic) do Rei Charles?”, indagou um usuário do Twitter. “A luva quase não serviu nos dedos de salsicha do rei Charles III”, disse outra usuária da rede social.
Web comenta dedos inchados do rei Charles III
A condição já tinha sido comentado em setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II. Na época, o tema foi um dos mais pesquisados no Reino Unido, segundo o Google.
Possíveis causas para os dedos inchados
Especialistas explicam que o tratamento depende das causas da condição. Segundo a médica Débora de Barros Abdala, especialista em clínica médica, diversos fatores podem causar o inchaço das mãos, entre eles, questões inflamatórias, problemas de circulação, doenças cardíacas, hepáticas e renais. No entanto, o inchaço das mãos seria apenas um dos sintomas e não o único sintoma.
O reumatologista André Ramos, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, aponta outras condições que podem ter como sintoma o inchaço nas mãos. São elas: problemas linfáticos; doenças de depósito, como hipotiroidismo; doenças mais raras, como amiloidose; doenças de causas indeterminadas, como a síndrome da dor complexa regional; esclerose sistêmica, alguns tipos de câncer e até mesmo causas nutricionais, como a deficiência de vitamina B.
O inchaço dos dedos ainda pode ser causado por efeito colateral de medicações, como anti-inflamatórios e anti-hipertensivos, de acordo com o médico geriatra Luiz Antonio Gil Jr., do Núcleo de Geriatria e do Pronto Atendimento Geriátrico Especializado do Sirio-Libanês.
Possíveis tratamentos
Sendo assim, se os dedos inchados forem o sintoma de uma doença, é preciso tratá-la. Se for efeito colateral de medicação, ajustar o remédio. Se for uma questão nutricional, é necessário melhorar a alimentação. Alguns hábitos, como a prática de atividade física também podem ajudar a melhorar a circulação e a reabsorção de líquidos de forma geral.
Dedos de salsicha
Apesar de toda polêmica dos dedos inchados, segundo informações da biografia “Príncipe Charles, o homem que será rei” (tradução livre do título Prince Charles, The Man Who Will Be King), em carta enviada a um amigo após o nascimento do príncipe William, o monarca conta orgulhoso que o bebê tem “dedos de salsicha”, como os seus.
Fonte: O Globo