[PR]-Estado entrega aparelhos de raio-X para 26 municípios
Em cerimônia no Departamento de Logística da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou 26 aparelhos de raio-X para estruturar a rede de saúde pública estadual de 26 municípios de 16 regionais de saúde do Paraná. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), em Curitiba.
Cada equipamento custou R$ 81,2 mil e, no total, o investimento passa de R$ 2 milhões. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participou da solenidade e ressaltou o papel do Estado para garantir e otimizar o atendimento à população.
“A maior parte dos municípios que está recebendo é de pequeno ou médio porte, que não possuia um aparelho tão importante para auxiliar em diagnósticos. Isso mostra que, mesmo no último ano de gestão, ainda estamos entregando equipamentos e inaugurando obras. Nunca se investiu tanto na saúde”, falou o secretário.
MUNICÍPIOS – Um dos municípios contemplados foi o de Congonhinhas, no norte pioneiro. O equipamento será instalado no Hospital Municipal São Francisco. “Foi um presente para nossa cidade, que faz aniversário no próximo dia 20. Estamos muito felizes com esse aparelho!”, disse o prefeito de Congonhinhas, Luciano Merhy.
Merhy também conta que quando o exame era necessário, os pacientes precisavam ser deslocados para outros municípios da região, até mesmo Londrina, que fica a 90 km de distância. “É para uso imediato, o local já está preparado e, em breve vamos colocar o aparelho para funcionar”, enfatizou.
O prefeito de Paraíso do Norte, Laércio de Freitas, também falou sobre o impacto do equipamento para o fortalecimento da saúde no município. “Com um equipamento no município vai ser muito mais fácil, principalmente para o atendimento de situações de emergência. Vamos ver as condições necessárias para que o aparelho possa ser operado, a ideia é colocar em nossa principal unidade de saúde”, destacou.
Confira a lista das cidades que receberam o aparelho de raio-X:
1. Assaí (17ª RS – Londrina);
2. Astorga (15ª RS – Maringá);
3. Boa Vista da Aparecida (10ª RS – Cascavel);
4. Centenário do Sul (17ª RS – Londrina);
5. Congonhinhas (18ª RS – Cornélio Procópio);
6. Curiúva (21ª RS – Telêmaco Borba);
7. Doutor Camargo (15ª RS – Maringá);
8. Fazenda Rio Grande (2ª RS – Metropolitana);
9. Foz do Jordão (5ª RS – Guarapuava);
10. Goioxim (5ª RS – Guarapuava);
11. Guaraniaçu (10ª RS – Cascavel);
12. Jaguariaíva (3ª RS – Ponta Grossa);
13. Laranjeiras do Sul (5ª RS – Guarapuava);
14. Marmeleiro (8ª RS – Francisco Beltrão);
15. Paraíso do Norte (14ª RS – Paranavaí);
16. Piraquara (2ª RS – Metropolitana);
17. Pontal do Paraná (1ª RS – Paranaguá);
18. Prudentópolis (5ª RS – Guarapuava);
19. Reserva (21ª RS – Telêmaco Borba);
20. São Jerônimo da Serra (18ª RS – Cornélio Procópio);
21. Santa Izabel do Ivaí (14ª RS – Paranavaí);
22. São Pedro do Ivaí (16ª RS – Apucarana);
23. Maripá (20ª RS – Toledo);
24. Tapira (12ª RS – Umuarama);
25. Teixeira Soares (4ª RS – Irati);
26. Ventania (21ª RS – Telêmaco Borba).
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná