
A má alimentação — principalmente a baseada em alimentos ultraprocessados — é uma das vilãs da saúde e contribui diretamente para o aumento de peso e obesidade. Muitas comidas, no entanto, possuem aparência de saudáveis e, na verdade, são ultraprocessadas.
São considerados alimentos ultraprocessados aqueles que foram altamente processados durante sua produção. Normalmente, eles contêm cinco ou mais ingredientes e foram preparados com aditivos alimentares para alterar o seu sabor, textura e cor ou para prolongar o seu prazo de validade.
A crescente quantidade de alimentos ultraprocessados em nossa dieta tem sido associada à crise da obesidade — segundo a nova edição do Atlas da Obesidade no Mundo, mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035. Estes tipos de alimento também aumentam o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até mesmo certos tipos de câncer.
Veja abaixo alimentos que não parecem ser ultraprocessados, mas são.
Cereal matinal
Os cerais matinais consumidos normalmente com leite ou iogurte podem ser ultraprocessados a depender da quantidade de ingredientes que fazem parte de sua composição. Alguns cereais, incluindo flocos de milho, são minimamente processados, mas quando o fabricante adiciona aromatizantes, corantes e muito açúcar, eles se tornam ultraprocessados. Na hora de escolher, opte por um com menos de cinco ingredientes e que o açúcar não esteja entre os dois primeiros ingredientes.
Iogurte aromatizado
Iogurte com frutas ou granola é frequentemente considerado saudável, mas enquanto o iogurte natural é minimamente processado, quando a ele são adicionados adoçantes, conservantes, estabilizantes ou corantes, o produto se torna ultraprocessado.
Pão de forma
Os pães industrializados, como os de forma, feitos apenas com farinha de trigo, água, sal e fermento são classificados como processados, enquanto aqueles com uma lista de ingredientes que inclui também emulsificantes ou corantes são considerados ultraprocessados.
Suco de caixinha
As bebidas de caixinha geralmente contêm quantidades mínimas de suco de frutas. Ao ler a lista de ingredientes, normalmente o açúcar está no topo, juntamente com corantes e aromatizantes.
Barras de cereais
Barras de cereais contendo granola, nozes, sementes, aveia e frutas secas também podem se enquadrar nos alimentos ultraprocessados. É preciso sempre ler o rótulo. Geralmente, se um produto contiver pelo menos um item nunca ou raramente usado em sua cozinha, ele será ultraprocessado.
Palavras-chave que podem indicar o uso de conservantes incluem frutose, xarope de milho com alto teor de frutose, concentrados de suco de frutas, óleos modificados e fontes de proteína, como glúten, caseína e proteína de soro de leite, emulsificantes, espessantes e antiespumantes.
Sushi
O sushi fresco contém arroz, vinagre, peixe e algas secas, o que é bem saudável. Mas o sushi pré-embalado — que é vendido dentro de pacotes para o consumo posterior em casa — pode conter conservantes como frutose e xarope de glicose, além de reguladores de acidez e sal.
Batatas fritas congeladas
Apesar de, na maioria das vezes, o principal ingrediente realmente ser a batata, este alimento passa por uma série de processos de preparo antes de ser congelado — para depois ser frito antes de ser consumido. Algumas marcas de batata frita congelada também adicionam conservantes no produto.
Fonte: O Globo