DestaqueEspeciais

Teste de gravidez: o de farmácia falha? Veja como e quando fazer

Quando uma mulher desconfia que pode estar grávida, a primeira atitude é correr para fazer um teste de gravidez. As opções são um exame de sangue, realizado em laboratório, ou um teste rápido de farmácia. Pela praticidade e rapidez, a escolha inicial costuma ser a segunda opção. Ao mesmo tempo, surge a dúvida: testes de gravidez de farmácia são confiáveis?

Como funciona um teste de gravidez de farmácia

 

Existem diversos tipos de testes de gravidez em farmácia. Os mais simples apenas indicam se o resultado é positivo ou negativo. Mas há opções que estimam o período da gestação.

Independentemente da complexidade do resultado, todos funcionam da seguinte forma: medem a presença de hormônio beta hCG na urina. Ele começa a ser produzido pelas células do feto em formação a partir da primeira semana da gestação, com aumento rápido no nível até a décima semana de gravidez.

Como fazer o teste corretamente

 

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. Embora ele possa ser realizado a qualquer momento do dia, a melhor hora para fazer o teste de gravidez de farmácia é pela manhã. Isso porque a primeira urina do dia está mais concentrada e tem um nível maior de hCG, o que diminui a probabilidade de falso positivo ou negativo.

 

Em geral, os testes de farmácia seguem o padrão abaixo, mas é sempre importante ler a bula, pois pod haver variações. As instruções gerais são:

  • Urine em um recipiente limpo;
  • Tire a tampa do teste e mergulhe a ponta absorvente na urina;
  • Espere 5 segundos (ou o tempo indicado na embalagem) e retire;
  • Coloque o teste em uma superfície plana e limpa, como a pia do banheiro;
  • Aguarde entre 1 a 5 minutos (ou o tempo indicado na embalagem), que é o tempo necessário para a reação do teste, para ver o resultado.

 

O teste de gravidez farmácia é confiável?

 

Os melhores testes disponíveis no mercado chegam a 98% de segurança, mas podem ocorrer falsos negativos e falsos positivos. Um falso positivo pode ocorrer caso a mulher esteja tomando algum medicamento que tenha hCG, como os usados no processo de fertilização in vitro, ou em caso de suplementação com vitamina B7.

 

Por isso, especialistas indicam fazer o exame de sangue feito em laboratório para confirmar o resultado do teste de farmácia.

 

Já um falso negativo pode ocorrer se a concentração de hCG na urina ainda estiver muito baixa ou se o teste for feito da forma errada. Por isso, se o resultado negativo, mas a menstruação continuar atrasada e existirem sintomas sugestivos de gravidez, a recomendação é repetir o teste de farmácia após 3 a 5 dias ou recorrer a um exame de sangue.

Fonte: O Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo