Urinar em pé ou sentado? Estudo explica a posição mais saudável para o homem

Muitos homens já foram desencorajados a urinarem em pé por uma questão de higiene — os respingos voam longe. No entanto, a mudança de posição pode favorecer também a saúde. Fazer xixi sentado pode contribuir para esvaziamento rápido e completo da bexiga. É o que aponta um estudo feito por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda.

Quando sentamos, os músculos da pélvis e da coluna ficam completamente relaxados, facilitando a micção, ao contrário do que acontece quando estamos em pé.

Sentar para urinar pode ser mais benéfico para os homens à medida que envelhecem, devido a uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna (BPH), que afeta a grande maioria dos homens ao longo do tempo. A prevalência aumenta de 8% dos homens na faixa dos 30 anos para 80% dos homens na faixa dos 80 anos.

Sentar-se para urinar é uma mudança que alguns homens estão mais propensos a aderir do que outros. Um levantamento recente da YouGov, um grupo internacional de tecnologia de análise e dados de pesquisa on-line, apontou que 40% dos homens alemães sempre sentam para fazer xixi, enquanto que 36% dos mexicanos nunca fazem isso.

A pesquisa foi feita com 7 mil homens de 13 países. O Brasil não participou do levantamento.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy