Vacinas para crianças chegam até a segunda quinzena de janeiro, diz Queiroga

BRASÍLIA — O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na manhã desta segunda-feira que as vacinas contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos começarão a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. Mais tarde, Queiroga mudou a previsão e disse que o imunizantes poderiam chegar a partir do dia 10 de janeiro.

— Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas (para crianças) começam a chegar e serão distribuídas, como nós temos distribuído — disse Queiroga, após evento no Ministério da Saúde pela manhã.

Já durante a tarde, o ministro afirmou que as doses podem começar a chegar antes:

— Desde 23 de dezembro foi informado no documento posto em consulta pública que já tínhamos contrato com a Pfizer para fornecimento das doses infantis. E a partir do dia 10 de janeiro as doses podem começar a chegar no Brasil — disse.

Pela manhã, Queiroga também disse que o Brasil será “um dos primeiros países a distribuir vacinas para crianças”. Entretanto, diversos países já imunizam essa faixa etária desde o ano passado, como Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, França, Estados Unidos e Israel

— Em relação a essa questão das crianças, ao contrário da narrativa, que é dissolvida pelos fatos, nós vamos ser um dos primeiros países a distribuir vacinas para as crianças — afirmou o ministro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a aplicação da vacina da Pfizer para crianças. O governo, no entanto, resistiu a iniciar a imunização, alegando que não há urgência.

O Ministério da Saúde realizou uma consulta pública sobre o tema, que durou do dia 23 de dezembro até domingo. Especialistas criticaram as perguntas da consulta, dizendo que induziam respostas.

Nesta segunda, Queiroga afirmou que a consulta não foi um “referendo” nem um “plebiscito” e que o objetivo é “oferecer aos pais as informações necessárias”.

— Nem é referendo, nem plebiscito. É uma consulta pública, seguida de uma audiência pública onde os especialistas das diversas correntes vão poder discutir para a sociedade tomar conhecimento. O objetivo disso, qual é? Oferecer aos pais as informações necessárias para que eles possam tomar as melhores decisões para os seus filhos.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy