5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef é realizado em Oeiras

[Oeiras] – Oeiras sediou nesta sexta-feira, 18, o 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef – edição 2017-2020. O evento aconteceu no Centro de Diocesano Dom Expedito Lopes, e teve a Saúde como tema central, abordando a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis; a melhoria do estado nutricional de crianças e adolescentes; o desenvolvimento infantil pleno e a atenção à saúde dos migrantes.

A capacitação reuniu articuladores do projeto e gestores municipais de dezenas de municípios. Esta é a quarta edição do Ciclo de Capacitação sediada em Oeiras. No Piauí, apenas Teresina e Oeiras sediam o evento do Selo Unicef. Desta vez, os jovens do NUCA fizeram a acolhida dos participantes.

Desde 2017, o município de Oeiras tem reforçado ações e implementado políticas públicas, com o objetivo de garantir e fortalecer o direito à saúde, à educação, à proteção e à participação social para crianças e adolescentes do nosso município. “Nossa Educação tem um olhar individualizado para as crianças e jovens, enxergamos nela a única maneira de cuidar do futuro da nossa cidade. Na Saúde realizamos investimentos para oferecer serviços e atendimentos de qualidade na Atenção Básica”, destacou o prefeito José Raimundo.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

Ascom 

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy