Ambulatório que trata doença de Parkinson realiza 700 atendimentos em Teresina

[Teresina] – O ambulatório de Doença de Parkinson e outros Distúrbios de Movimentos, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), completou um ano de existência e atingiu a marca de cerca de 700 atendimentos à população de Teresina. O número compreende consultas a pacientes acometidos de doenças neurológicas que se manifestam com movimentos anormais do corpo.

Nesta sexta-feira (14), para celebrar a data, profissionais de saúde realizaram evento aberto ao público no Parque da Cidadania. Houve palestras e atividades desenvolvidas por neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, além de musicoterapia em parceria com o Clube da Longevidade, lanches, jogos de memória, coral e exposição de arte.

Uma das pessoas que aprovou a iniciativa do evento foi a usuária Alceste Maria Oliveira, de 59 anos de idade, que foi diagnosticada com doença de Parkinson e recebe atendimento no ambulatório da FMS . “A equipe do ambulatório é muito atenciosa. Antes, sentia muitas dores, tinha dificuldade de caminhar e fazer atividades de casa, mas, hoje, com tratamento, estou me sentimento bem melhor, já consigo caminhar e fazer passeios”, afirmou.

A diretora do Clube da Longevidade, Lidiana Alburqueque, parceira do evento, afirmou que a musicoterapia oferecida contribui para a questão cognitiva, além de contribuir com a diversão. “Neste evento, a população pode manusear os instrumentos, trabalhando também a questão motora. Isso ajuda no processo de tratamento dos pacientes com doença de Parkinson e outras doenças, como as neurodegenerativas”, destacou.

Já Emilia Norberta, que coordenou a atividade envolvendo jogos de memória durante o evento, relembrou que estimular o cérebro a pensar traz benefícios para a saúde. “Quando a gente tira o cérebro da zona de conforto, a gente está o exercitando e aumentando as relações entre os neurônios (sinapses). Isso tem benefícios cientificamente comprovados e é possível quando o nosso cérebro aceita diferentes desafios”, informou.

Conheça o trabalho do ambulatório de doença de Parkinson da FMS

Teresina é pioneira na implantação do ambulatório de Doença de Parkinson e Outros Distúrbios de Movimentos no Piauí. “O acesso da população ao ambulatório é através de encaminhamento de especialistas da rede SUS ou das Unidades Básicas de Saúde. É um trabalho completo, que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida e sobrevida dos usuários que sofrem com movimentos anormais”, explicou o presidente da FMS, Charles Silveira.

A médica neurologista da FMS, Denise Cury, explica ainda que a doença de Parkinson se caracteriza pela lentidão de movimentos, geralmente em um lado do corpo. “É uma doença comum em idosos, mas também se manifesta em jovens e não tem cura, mas tem medicamentos eficazes para o controle dos sintomas”, afirmou, relembrando a importância de atividades físicas e da manutenção de dieta saudável para evitar doenças em geral.

Ascom FMS

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy