[BA]-Artigos sobre o Dia Mundial da Saúde

Ao celebrarmos hoje o Dia Mundial da Saúde, cabe aqui um olhar sobre os avanços na saúde pública em nosso estado. Nos últimos anos, a Bahia tem vivenciado mudanças positivas na sua estrutura de saúde pública. Em dez anos, saltamos de 7% na cobertura de Atenção Básica para mais de 74% em todo o estado.

Historicamente, sempre ocorreu concentração excessiva dos serviços de saúde na capital, deixando o interior baiano desassistido, sem consultas com especialistas e exames diagnósticos sofisticados, além de haver poucos hospitais de alta complexidade. Era necessário tomar a decisão correta: descentralizar e regionalizar a saúde da Bahia. E assim temos feito.

Como médico e gestor público, estou convicto de que a criação dos Consórcios de Saúde, implantado pelo Governador Rui Costa, é o que vem impactando mais radicalmente a face da saúde em nosso estado. Hoje, 18 consórcios já funcionam, sendo que quatro deles já ofertam policlínicas com especialidades e exames complementares. Em todo o interior, especialistas da capital e até de outros estados estão fixando residência e mudando a face da medicina. Êxito total!

Estamos investindo fortemente na ampliação da alta complexidade com novas unidades em Salvador (HGE2, Hospital da Mulher e Novo Couto Maia), Lauro de Freitas (Hospital Metropolitano), Ilhéus (Hospital Costa do Cacau e futura Maternidade Luiz Viana), Seabra (Hospital da Chapada e futura Maternidade Frei Justo), Camaçari (Maternidade Regional), Feira de Santana (UPA, Novo Clériston Andrade e Maternidade Regional do Hospital da Criança), Barreiras (UPA e ampliação do Hospital do Oeste), Irecê (ampliação do Hospital Regional), Vitória da Conquista (UPA, nova emergência e UTI do HGVC), Jequié (UPA e Novo Hospital Prado Valadares), além de dezenas de novos leitos de UTI e serviços de alta complexidade em oncologia, cardiologia e ortopedia.

Estamos investindo mais de R$ 500 milhões na construção de dez novas UBS, dez CAPS, sete policlínicas e Academias da Saúde, todas cedidas, quando prontas, às gestões municipais de Salvador e região metropolitana.

Firmamos inédita PPP de diagnóstico por imagem, investindo R$ 120 milhões na modernização e ampliação do parque de imagem em dez hospitais baianos. Para eliminar a fila de cirurgias eletivas, criamos mutirões de serviços, atingindo a marca de 20 mil pacientes operados em pouco mais de um ano.

O projeto de saúde do Governo da Bahia vem expandindo o SUS em todo o Estado, regionalizando, descentralizando e modernizando a assistência à saúde. Seguiremos na direção de garantir a tão buscada atenção integral, viabilizando seu custeio, e garantindo a sustentabilidade no longo prazo. Saúde, Bahia!

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy