Começar a fumar antes dos 20 anos causa mais dependência, diz estudo japonês

PARIS - JANUARY 31: An unidentified man smokes a cigarette in the street outside his office on January 31, 2007 in Paris, France. France introduces a smoking ban in public places from February 1, 2007. Bars, restaurants, hotels and night clubs will follow from January 1, 2008. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images)

“Nossos resultados mostram que começar a fumar precocemente está associado a uma maior dependência de nicotina, mesmo na idade adulta jovem. O estudo indica que aumentar a idade legal para comprar tabaco para 22 anos ou mais poderia levar a uma redução no número de pessoas viciadas em nicotina e em risco de consequências adversas para a saúde.”, resume Dr. Koji Hasegawa, do Centro Médico de Kyoto da Organização Hospitalar Nacional, em Kyoto, Japão, e autor do estudo: “Efeito da idade de início do tabagismo na dependência da nicotina”, apresentado em um Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia

O estudo foi feito com fumantes que visitaram uma clínica para parar de fumar no Japão. estes participantes foram divididos em dois grupos de acordo com a idade em que começaram a fumar (menos de 20 anos e 20 anos ou mais); sendo que 20 anos foi usado como ponto de corte, pois é a idade legal para fumar no Japão.

Para avaliar a relação entre a idade de início do tabagismo, a dependência da nicotina e a cessação do tabagismo, os cientistas mediram o monóxido de carbono no hálito dos participantes, o que indica o número de cigarros fumados nas últimas 24 horas e definiram como

cessação do tabagismo os casos em que o participante não fumou tabaco nos últimos sete dias, registrando um nível de monóxido de carbono exalado inferior a 7 ppm.

Os participantes também responderam ao teste de Fagerström para dependência de nicotina (FTND), que faz perguntas como “Quanto tempo depois de acordar você fuma seu primeiro cigarro?”, “Você acha difícil não fumar em locais onde é proibido” e “Quantos cigarros por dia você fuma?”. As pontuações de cada resposta foram somadas para obter uma pontuação total indicando uma dependência de nicotina baixa (pontuação 1-2), baixa a moderada (3-4), moderada (5-7) ou alta (8 ou superior).

Resultados da pesquisa

O estudo incluiu 1.382 fumantes, dos quais 30% eram mulheres. A idade média daqueles que iam para clínica pela primeira vez foi de 58 anos e cerca de 556 fumantes começaram a fumar antes dos 20 anos, enquanto 826 fumantes tinham 20 anos de idade ou mais quando começaram a fumar.

Os que começaram mais cedo relataram um número maior de cigarros por dia (25) em comparação com os que começaram tarde, que fumavam 22 cigarros por dia. Aqueles que começaram cedo também tiveram níveis respiratórios de monóxido de carbono mais elevados em comparação com aqueles que começaram tarde (19 vs. 16,5 ppm, respectivamente) e pontuações mais altas no FTND (7,4 vs. 6,3, respectivamente). Menos da metade dos que começaram cedo (46%) deixaram de fumar com sucesso, em comparação com 56% dos que começaram tarde.

Quando os participantes são divididos em quatro grupos de acordo com a idade em que começaram a fumar (17 anos ou menos, 18 a 19, 20 a 21 e 22 anos ou mais) é possível perceber que a pontuação do FTND diminui gradativamente, (7,5, 7,2, 6,7 e 6,0, respectivamente), indicando que aqueles que começaram a fumar aos 22 anos ou mais eram ainda menos dependentes de nicotina.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy