Segundo o levantamento, o Piauí apresenta nível alto de transparência, estando em 7º no ranking, com pontuação 81, à frente de estados como Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

No âmbito do Estado do Piauí, a Controladoria-Geral (CGE/PI) juntamente com a Secretaria de Saúde (SESAPI) e a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) se mobilizaram para garantir maior transparência às ações relacionadas ao combate da pandemia da Covid-19.

Nesse sentido, foi criado o portal Coronavírus Piauí (coronavirus.pi.gov.br) que reúne informações sobre casos de Covid-19 no Estado, atos normativos, notícias relacionadas, além de redirecionar à plataforma Transparência COVID-19 (http://transparencia.pi.gov.br/apex/f?p=101:23:112826543293187::NO:RP::), que foi criada dentro do Portal da Transparência, com informações sobre despesas e contratações destinadas à pandemia para que a sociedade participe e acompanhe a aplicação dos recursos públicos.

“Ficamos felizes com o desempenho da gestão para transparecer todas as ações realizadas para o combate ao coronavírus. Tenho cobrado o empenho da equipe que está mostrando os bons resultados, por isso parabenizo todos da CGE, Seplan, Sesapi e Segurança pelo trabalho realizado. Vamos continuar trabalhando para vencer a covid-19 e proteger os piauienses”, comemora o governador Wellington Dias.

 

Sobre o índice de transparência da OKBR

Para a composição do índice foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Para a Open Knowledge Brasil (OKBR), na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

O Índice da OKBR foi lançado em 3 de abril de 2020 e é atualizado todas as quintas-feiras. A Transparência Internacional no Brasil lançou um ranking semelhante, mas leva em consideração as contratações públicas para o combate à Covid-19 e de periodicidade mensal.

Por Ana Virgínia