Descubra a diferença entre alergia e intolerância alimentar

Intolerância alimentar

A intolerância alimentar é causada pela carência de uma enzima que processaria um certo nutriente, como por exemplo glúten ou lactose, e pode demorar horas ou até dias para se manifestar. Os sintomas geralmente ficam restritos ao sistema digestivo, gerando dores abdominais, gases e enjoo, mas ao contrário da alergia não tem risco de morte. Pessoas com síndrome do intestino irritável, doença celíaca ou hipersensíveis a aditivos alimentares também apresentam intolerâncias alimentares.

Em alguns casos, o indivíduo pode consumir pequenas doses desse determinado alimento ou até mesmo repor a enzima em falta para poder manter esse hábito alimentar moderadamente, mas sempre com supervisão médica.  

Alergia alimentar

Geralmente aparece já durante a infância (mas pode se manifestar na fase adulta) e acontece quando o organismo reage à proteínas específicas de um alimento como invasoras e manda células de defesa para combatê-las. Essa reação imunológica pode afetar vários órgãos do corpo e causar até mesmo um choque anafilático. Entre os sintomas após a ingestão estão: inchaço nos lábios, coceira, tosse, diarreia, edema de glote e falta de ar. A pessoa DEVE ser levada ao hospital. Mesmo que já tenha tido previamente uma reação alérgica, porém leve quando em contato com aquele alimento, nada impede que ataques mais sérios aconteçam, portanto, procurar ajuda médica e riscar o item do cardápio são medidas importantes.

A medicina tem apostado na imunoterapia como tratamento preventivo, porém devido aos muitos efeitos colaterais, ela só pode ser administrada em hospitais. 

Fonte: Metlife

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy