[DF]-Ouvidoria da Saúde busca maior proximidade com a população

Eles estão ali para ouvir. Seja reclamação, sugestão ou elogio, os ouvidores têm a função de escutar, mediar e estabelecer um diálogo entre o cidadão e o Estado. Somente em 2017, a Ouvidoria da Secretaria de Saúde atendeu a 35 mil demandas. A função dos profissionais dessa área é tão importante que eles ganharam um dia para chamar de seu: 16 de março, Dia do Ouvidor.

Além da unidade central e da opção do atendimento telefônico, a Secretaria de Saúde conta com 18 ouvidorias espalhadas nos hospitais da rede. Para 2018, a Ouvidoria da Saúde está com novos projetos. Um deles é levar o serviço mais perto de quem mora na área rural.

“Identificamos essa demanda, já que na área rural as pessoas têm pouco ou nenhum acesso a telefone e internet, e muita dificuldade para ir até o hospital e fazer contato com a ouvidoria”, destaca a ouvidora Katherine dos Santos Borges. No projeto-piloto, que terá início no final de abril, serão contempladas quatro regiões administrativas: Brazlândia, São Sebastião, Planaltina e Gama.

“Faremos em duas delas no primeiro semestre e as outras no segundo semestre deste ano, mas ainda sem definição de data”, diz a ouvidora, destacando que, se houver sucesso, o projeto será estendido a outras regiões.

CAPACITAÇÃO – Para tornar o atendimento à população ainda melhor, a secretaria também investirá em capacitação e bate-papos. Está em fase de elaboração de projeto o curso de mediação sanitária. “Também vamos fazer, no segundo semestre, o projeto Bate Papo com a Ouvidoria, onde iremos até as ouvidorias regionais apurar as demandas e também dar orientações”, adianta Katherine.

Outros dois documentos estão sendo preparados pela ouvidoria para dar agilidade ao serviço. Um deles é a elaboração do manual de fluxos para facilitar a forma de obter informações e dar encaminhamento às demandas. “Também estamos organizando a carta de serviços juntos às seccionais nas regiões de saúde”, finaliza Katherine.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy