As transferências do cofinanciamento estão sendo realizadas para as contas dos Fundos Municipais de Saúde e para as contas dos Hospitais de Pequenos Portes. “Dessa forma, o estado do Piauí cumpre com esse compromisso de sanar esse passivo ”, afirmo secretário de Saúde, Florentino Neto.

O gestor explica ainda que os recursos foram transferidos pela Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) para a conta da Sesapi. “A Sefaz fez a transferência para a Secretaria de Saúde que, por sua vez, está procedendo as transferências para as respectivas contas municipais. É uma forma de resolvermos esse problema, com a predisposição de que possamos definir uma nova modalidade de cofinanciamento para o futuro, que seja mais adequada para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais forte”, declara o secretário.

A Secretaria de Fazenda realizou um planejamento para que todo o cronograma de parcelamento seja rigorosamente cumprido.

No que pese a oposição cerrada do Prefeito de Teresina, Firmino Filho, a proposta do Governo do Estado do Piauí foi aprovada na última reunião com os prefeitos piauienses realizada no início da semana na sede da APPM . Na ocasião, Firmino Filho chegou a dizer que o Estado estava querendo dar “um calote” nos municípios.

O Secretário Florentino Neto mostrou que alem de ser um gestor eficiente e rigoroso na aplicação dos recursos públicos, também é um hábil negociador.