[ES]-Himaba alcança 93% de satisfação dos usuários

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, alcançou o percentual de 93,45% de satisfação dos usuários, segundo pesquisas realizadas no mês de fevereiro pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), departamento interno cuja função é aproximar os usuários da gestão do hospital.

A pesquisa registrou aproximadamente 2.300 formulários, com questionamentos como agilidade no atendimento, agilidade dos profissionais, alimentação, orientação médica, entre outros.

A coordenadora do SAC, Marli Breda, explicou que, para medir o índice de satisfação dos usuários, pesquisas são realizadas com pacientes e acompanhantes durante a internação, nas consultas nos ambulatórios, no acolhimento e nas recepções. “As pesquisas têm o objetivo de saber o grau de satisfação dos usuários e fornecer informações importantes para aperfeiçoar a assistência. Assim, por meio destes dados o hospital desenvolve melhoria de seus serviços”, afirmou.

Marli acrescentou que as pessoas que frequentam o hospital têm a oportunidade de registrar sua satisfação por meio de formulários disponibilizados nos setores de internação, pronto-socorro e recepções. Ela destacou que, em geral, os elogios são em relação ao tratamento recebido pelos profissionais da assistência, médicos, enfermeiros e assistentes sociais, e também agradecimentos pela forma como são recebidos na recepção do hospital.

“Além de manifestar a opinião sobre o atendimento no hospital, muitos usuários direcionam elogios para os colaboradores. Quando o profissional é apontado, ele recebe os elogios pela coordenação do setor elogiado. Muitos relatam que acabam virando amigos dos nossos colaboradores. É impossível não se comover com a história destas famílias que procuram atendimento. A gente se envolve, é um trabalho feito com o coração”, disse a coordenadora.

Um dos elogios recebidos nesta semana foi do Maycon Soliman, pai do ex-paciente Heithor Soliman Miranda Jacinto. “Gostaria de elogiar três excelentes profissionais: o Diego, a Sheila, e a Rosa da UTIN, pelos seus trabalhos prestados com muito carinho e atenção. Gostaria de elogiar também a senhora Sandra, coordenadora de enfermagem do setor, pelo atendimento e esclarecimentos quanto às dúvidas que tive. Muito obrigado pelos trabalhos prestados”, comentou o paciente que registrou o elogio no último dia 13 de março.

Estrutura

Desde outubro, quando o Himaba funciona com um novo modelo de gestão, administrado pela Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH), inúmeras melhorias foram realizadas na unidade. O pronto-socorro foi reaberto e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; houve aumento de 40% nos atendimentos de urgência e emergência, 13% nas internações, 31% nas consultas e 26% nos exames e aumento de 46 leitos, sendo 10 de saúde mental infantojuvenil, serviço que o SUS não ofertava.

O Himaba oferece para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a realização de exames e procedimentos especializados, radiografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva, e exames laboratoriais. A unidade também possui banco de sangue, centro cirúrgico, pronto-socorro, UTI pediátrica e neonatal, banco de leite, sala de recreação e maternidade. Sendo referência em cirurgias cardíacas e tratamento do pé congênito (pé torto).

Entre 1º de outubro de 2017 e o final de fevereiro deste ano, foram realizadas 784 cirurgias e 4.806 internações. No mesmo período, 15.974 pacientes foram atendidos em consultas no ambulatório. O pronto-socorro realizou 27.766 atendimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy