Florentino no I Encontro Regional de Saúde do Nordeste em Salvador

[Salvador] – O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, está na Bahia, participando do I Encontro Regional de Saúde Nordeste, que discute o aperfeiçoamento e o compartilhamento de experiências positivas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), na Escola Pública de Saúde da Bahia, em Salvador, incluiu o debate do cenário fiscal e formas de financiamento que ajudem a consolidar o setor. Este primeiro encontro é promovido pelo Consórcio Nordeste e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e do Conselho Brasileiro de Estudos de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Durante o encontro o secretário Estadual da Saúde, Florentino Neto, participou de debate com os palestrantes sobre várias temáticas, entre elas; a evolução dos sistemas universais nas Américas, a realidade da cobertura universal de saúde no Nordeste após 30 anos de SUS e como combater as desigualdades em saúde no continente americano e no Nordeste brasileiro.

Segundo o secretário Florentino Neto, o evento potencializa a troca de experiência de diferentes temas sobre melhorias em atendimento aos cuidados da saúde pública e controle dos gastos. “São trocas de experiências. Várias temáticas são discutidas entre elas eficiência no controle de gastos. Através de parcerias estamos realizando ações sobre os consórcios inter federativos entre estado e municípios. Estamos fazendo através do Consórcio Nordeste um projeto de integração entre os nove estados e a Bahia está capitaneando estas primeiras ações que, ao longo dos próximos meses, será descentralizado para todos os estados”, explica.

Durante os dois dias de programação, 07 e 08, participam representantes de 17 estados entre gestores e especialistas da área de saúde.  De acordo com a organização do evento, a expectativa é que, ao final do encontro, seja elencada uma série de ações que possam ser encaminhadas aos Municípios, Estados e Governo Federal.

Por: Elis Pegado

 

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy