Governo lança aplicativo que garante atendimento e monitora casos de Covid-19

[Teresina] – O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, lançaram, nesta terça-feira (14), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), o aplicativo Monitora Covid-19, desenvolvido por instituições privadas, em parceria com o Consórcio Nordeste; a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti); a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS/FESF-tech). A plataforma possibilitará o atendimento e contato direto da população piauiense com profissionais da saúde.

Com uma plataforma de acesso simplificado, o aplicativo é uma ferramenta de apoio ao combate à pandemia no Piauí, onde será possível monitorar, acompanhar e informar a situação de pessoas que estão com sintomas da doença, com identificação dos sintomas suspeitos, orientação para atendimento médico e indicação do posto de atendimento mais próximo.

O aplicativo contará com 62 profissionais da saúde, que passaram por um treinamento, e estarão à disposição para realizar o atendimento on-line. “O objetivo é salvar vidas; é dar uma oportunidade para que as pessoas possam ser atendidas por meio da tecnologia e que tenham uma relação direta com a equipe médica. Inicialmente, quando a pessoa baixar o aplicativo, terá à disposição 62 profissionais de diferentes áreas da medicina para realizar o primeiro atendimento, relatando os sintomas e possíveis comorbidades. A partir daí, a pessoa irá receber uma classificação e a equipe que atendeu irá fazer um contato por meio do celular e/ou endereço e dará o encaminhamento adequado e necessário”, afirmou o governador.

De acordo com o secretário da Saúde, esse é um passo importante para conseguir levar atendimento médico a todos os municípios do Piauí, além de permitir a identificação dos casos de Covid-19. “É um aplicativo gratuito que o Governo do Estado e o Consórcio Nordeste colocam à disposição e ajudará o cidadão de qualquer lugar do Piauí a dialogar com os profissionais e ter a identificação da sua situação. Se houver a necessidade, o aplicativo irá gerar a oportunidade do diálogo do próprio paciente com um médico de Teresina”, destacou Florentino Neto.

O aplicativo Monitora Covid-19 já está disponível para Android e, a partir desta quinta-feira (16), estará disponível também para sistemas IOS, necessitando de uma internet de baixa conexão para a utilização. “Nele, o usuário vai se cadastrar, colocar todos os seus dados, informar a localização, bem como os sintomas que está sentindo e poderá ter uma interação de vídeo com o médico. Dependendo da complexidade do caso, o médico vai entrar em contato com esse paciente para tirar dúvidas e verificar se os sintomas são de Covid-19, H1N1 ou outra doença. O sistema é simples de usar, é intuitivo, e permitirá esse contato mais próximo dos profissionais de saúde com a população piauiense”, ressaltou André Andrade, engenheiro clínico do HGV.

Reprodução Ccom

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy