Hemopi recebe novos equipamentos para processamento do sangue

[Teresina] – Um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) possibilitou a aquisição de novos equipamentos para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) que devem auxiliar no fracionamento de sangue e armazenamento de amostras. São duas novas centrífugas e um freezer  no valor de R$ 869.600,00 que já estão em funcionamento.

O ciclo do sangue é composto de várias etapas, entre elas o fracionamento, onde o sangue doado passa por um processo de centrifugação. É nessa etapa que a separação dos hemocomponentes – plaquetas, plasma, concentrado de hemácias e crio precipitado – que serão utilizados em transfusão, conforme a necessidade dos pacientes.

As novas centrífugas vão reforçar esse processo. “Uma das etapas mais importantes do fracionamento é a centrifugação das bolsas de sangue, que serve para separar os hemocomponentes. As novas centrífugas processam até 12 bolsas por vez”, explica o técnico em análises clinicas, Romero Araújo.

Já o freezer, que opera a -80°, vai auxiliar a equipe do laboratório no armazenamento das amostras dos pacientes atendidos no Serviço Ambulatorial do Hemopi. “Aqui ficam as amostras dos pacientes e dos fatores sanguíneos que auxiliam no tratamento dos mesmos”, explica Abílio Neto, coordenador do laboratório.

O diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins, reforça o empenho do Governo do Estado para promover avanços no serviço de hemoterapia. “São avanços conseguidos através da Secretaria de Saúde que visam a melhoria do serviço prestado a população como também a qualidade do sangue que chega aos pacientes”.

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy