Hospital Albert Sabin recebe visita de Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica

A direção do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, acompanhou a visita da equipe da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobop), realizada nestas quarta (16) e quinta-feira (17), que avaliou positivamente o atendimento e tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Ceará. “A doença em crianças é diferente, é mais rápida e até mais agressiva. Então precisa de um tratamento diferenciado. Aqui no Sabin nós pudemos ver isso. O Albert Sabin tem uma das maiores estruturas do país”, avaliou a presidente da Sobop, Tereza Cristina Cardoso Fonseca. Hoje cerca de 200 crianças e adolescentes realizam tratamento oncológico no Hias.

A equipe visitou, na quarta-feira, as instalações do Hias e do anexo onde ocorre todo o tratamento de câncer infantil, o Centro Pediátrico do Câncer (CPC). Em seguida, na quinta-feira, a avaliação foi apresentada em um fórum com representações de todo o estado, onde se debateram itens como distância entre hospitais, realização de exames e acesso à informação em áreas menos habitadas, como zonas rurais. “Constatamos que a estrutura existe e funciona bem, mas com algum esforço e acordo pode se tornar mais ágil. O Ceará já tem 99%”, disse a Tereza Cristina.

O que se espera, segundo a Sobop, é que as melhorias propostas ajudem a encurtar a distância entre as informações e as cidades do interior do Ceará. Fazendo com que mais casos suspeitos cheguem ao Albert Sabin com a mesma rapidez que o da pequena Katlyn Adrielly, de apenas 3 anos. De acordo com Francisca Leidiane da Silva Cruz, mãe da criança, os primeiros sintomas provocados pelo tumor de Wilms surgiram no fim do ano passado (inchaço, massa dura no abdome) e os médicos logo desconfiaram.

“Nós fomos encaminhados a outros médicos no interior e mandaram vir para cá. Ela começou o tratamento em fevereiro e, Graças a Deus, tem dado tudo certo”, contou a mãe, que mora em Aracoiaba (a 78 km de Fortaleza). No caso de Katlyn, a rapidez para iniciar o tratamento foi fundamental, pois, segundo a equipe médica, tumores de Wilms são difíceis de serem diagnosticados precocemente e podem se desenvolver sem causar quaisquer sintomas. “Então, agilidade é fundamental”, afirmou Tereza.

Política nacional de oncologia

“Hoje, depois de muita luta, nós temos uma política nacional de oncologia (adulta e infantil) muito consistente. Que aborda protocolos para uniformização do atendimento e tudo isso é necessário. O câncer infantil, vale ressaltar, é o fator que mais mata crianças depois dos fatores externos (violência, acidentes etc). E o Hias tem um dos maiores atendimentos do Brasil, então, ele é muito importante para o país. Precisa mostrar isso”, destacou a presidente da Sobop.

A diretora geral do Hias, Marfisa de Melo Portela, participou dos dois momentos da visita. “Poder reunir todos para avaliar e debater dificuldades. Muitas vezes saindo daqui já com a solução, é muito bom. Fico muito feliz em ver as instituições do estaduais trabalhando com esse propósito e, principalmente, em saber que o Albert Sabin está indo no caminho certo. A gente tem trabalhado muito para isso. Agora é melhorar ainda mais”, disse a gestora.

Centro Pediátrico do Câncer

O Hospital Infantil Albert Sabin conta com um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico precoce do câncer, referência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro Pediátrico do Câncer (CPC) é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará e a Associação Peter Pan (APP).

Formado por uma equipe de profissionais especialistas e qualificados para atendimento a crianças e adolescentes com câncer, o CPC conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes onco-hematológicos pediátricos; ambulatório de diagnóstico precoce e laboratório. O ambulatório oncológico do Hospital Albert Sabin funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h.

Fotos: Assessoria de Comunicação do Hias

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy