Hospital de Picos recebe investimentos e vai avançar em qualidade e infraestrutura

[Picos] – O Hospital Justino Luz, em Picos, faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Saúde, de investir e melhorar os hospitais regionais. A unidade de saúde é administrada pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), mas recebe o apoio da Sesapi na execução de obras e aquisição de equipamentos.

De forma gradativa, o Governo do Estado tem promovido  melhoria no atendimento da população de Picos e municípios da macrorregião. O Hospital possui  obras em andamento no Pronto Socorro,  Centro Cirúrgico e na reforma de 20 leitos de enfermarias, que serão climatizados após o término da obra da subestação que está sendo construída na cidade. O hospital também vai ganhar uma Unidade de Cuidados Convencionais (UCINCO), um Centro de Parto Normal (CPN), além da Casa da Gestante. As benfeitorias devem ser entregues ainda este ano.

O resultado dos investimentos já feitos pelo Governo pode ser visto na ala pediátrica do Hospital Justino Luz, que aumentou em 30% a capacidade de atendimento e também ganhou climatização e uma brinquedoteca. Já a  instalação da  UTI, que possui 10 leitos, atendeu no último ano mais de 320 pacientes, salvando vidas, especialmente de cardíacos, renais e diabéticos. Antes da instalação da UTI, esses pacientes eram transferidos para Teresina e, em alguns casos, não sobreviviam ao longo percurso de mais de 300 Km ou quatro horas de viagem.

Para 2020, está programada incremento no parque tecnológico com  a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico do hospital no valor de R$ 870.000,00, aquisição de equipamentos para o pronto socorro no valor de R$ 500.000,00 e a conclusão das obras de reforma que  vem sendo desenvolvidas no Hospital Justino Luz. A unidade receberá ainda os mutirões semanais de cirurgias, que serão realizados nos finais de semana, começando por cirurgias ortopédicas.

O Governo, através da Secretaria de Saúde, também está realizando  obras de contenção de águas pluviais para evitar alagamentos no período chuvoso. O Hospital fica localizado em um ponto recorrente de alagamento, mas com as providências emergenciais adotadas, mesmo com as chuvas que atingiram as cidades do Piauí nos últimos dias, o hospital não sofreu nenhum dano.

“Estamos trabalhando para resolver os gargalos e fortalecer o atendimento do SUS na região de Picos. Nosso objetivo é modernizar e estruturar o hospital para garantir atendimento de qualidade para a população” afirma o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy