Inseto no ouvido: saiba o que fazer se isso acontecer

O período chuvoso propicia o aparecimento de insetos, que voam em busca de luz e calor. Apesar de pequenos e, muitas vezes, inofensivos, eles podem gerar um tremendo incômodo caso entrem no seu ouvido.

Pesquisadores afirmam que insetos entram na orelha com o propósito de se aquecer ou procurar segurança. Essa situação não é nada agradável e pode provocar otite e até mesmo perda de audição, caso as medidas corretas não sejam tomadas.

Segundo o otorrinolaringologista Flávio Santos, é importante manter a calma e não tentar retirar o animal. “O paciente deve evitar colocar cotonete, pinças ou outras ferramentas dentro do ouvido, para que a retirada do inseto não fique ainda mais difícil ou danifique o canal auditivo”, comentou.

Um inseto, por menor que seja, pode causar desconforto, dor, inchaço, zumbido e até sangramento no canal auditivo. Outros sintomas possíveis são tontura e perda de audição. Mesmo sendo uma situação estressante, é possível impedir que o animal se aloje na parte mais interna do ouvido.

“Caso você sinta que o inseto está se movimentando, coloque algumas gotas de óleo ( como azeite, óleo de amêndoas e óleo de cozinha) dentro do ouvido, para imobilizar o inseto. Em seguida, vá a um otorrino para ele efetuar a remoção do mesmo. Se o inseto estiver parado, não coloque nada dentro do ouvido”, aconselha o especialista Flávio Santos.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy