Medir RNA viral pode indicar risco de morte por Covid-19, aponta estudo

Pesquisadores do Canadá perceberam que a quantidade de RNA do vírus Sars-CoV-2 em amostras de sangue de pacientes pode servir para indicar o risco de morte por Covid-19. A descoberta está detalhada em um estudo publicado na última sexta-feira (26), na revista científica Science Advances.

Os especialistas coletaram o plasma sanguíneo de 297 pessoas internadas com a doença, que enfrentavam quadros de moderado a grave. As coletas ocorreram 11 dias após o início dos sintomas e, em seguida, os participantes foram monitorados por um período mínimo de 60 dias.

Liderada pelo professor Daniel Kaufmann, da Universidade de Montreal, a equipe analisou a quantidade de proteínas inflamatórias nas amostras, mediu o RNA viral e os níveis de anticorpos contra o vírus — tudo para saber qual dessas estruturas poderia funcionar como biomarcador para um modelo que indicasse a mortalidade pela doença.

“Entre todos os biomarcadores que avaliamos, mostramos que a quantidade de RNA viral no sangue estava diretamente associada à mortalidade e forneceu a melhor resposta preditiva, uma vez que nosso modelo foi ajustado para a idade e o sexo dos pacientes”, explica Elsa Brunet Ratnasingham, coautora da pesquisa, em comunicado.

Por outro lado, quando os pesquisadores incluíram os outros critérios no modelo, isso não melhorou a qualidade da previsão do risco de morte. Somente o RNA viral se mostrou um bom biomarcador.

Para confirmar a eficácia do panorama estatístico, ele foi testado durante a primeira onda da pandemia, em pacientes com Covid-19, no Hospital Geral Judaico de Montreal. Depois, também ocorreram testes durante as segunda e terceira ondas em pessoas infectadas atendidas no centro de pesquisa CHUM, atrelado à Universidade de Montreal.

Independentemente do hospital ou período da pandemia, o modelo funcionou bem, segundo observou a equipe. A ideia é que, em breve, os cientistas o coloquem em prática para monitorar pacientes, mensurando o risco de morte e estimando o melhor tipo de tratamento para eles.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy