No Piauí mutirões de cirurgias atenderam mais de 630 pessoas nesse final de semana

[Teresina] – A Secretaria de Estado da Saúde finaliza o final de semana com 630 pessoas atendidas em mutirões de cirurgias realizados em seis hospitais da rede. Foram procedimentos na capital e no interior, contemplando cirurgias gerais, de pediatria, de catarata, de ortopedia e de otorrinolaringologia.

As de catarata foram realizadas nos Hospitais Deolindo Couto, em Oeiras, e no Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí. Foram mais de 400 pacientes atendidos. O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, acompanhou a realização do mutirão neste sábado, 8. “Trazer esse tipo de procedimento para o interior do Estado, descentralizando os serviços de oftalmologia, é uma ação que responde com maior agilidade à demanda da população. Trazer a visão a essas pessoas, para que elas tenham mais qualidade de vida, é o melhor resultado que podemos alcançar”, afirma.

Além das de catarata, foram feitas mais cirurgias, como no Hospital Local Domingos Chaves, em Canto do Buriti. Pela primeira vez a unidade ofertou cirurgia de otorrinolaringologia, atendendo 21 crianças com procedimentos de amígdala e adenoide. Também foram feitas 20 pediátricas, de hérnia e de fimose.

O Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, mantém a rotina de realização de mutirão. Dessa vez, foram 20 cirurgias gerais.

Em Teresina, foram 70 procedimentos realizados, sendo 30 gerais no Hospital da Polícia Militar (HPM), e 40 do tipo gerais e ortopédica, no Hospital Getúlio Vargas.

Nas últimas quatro semanas, cerca de 2.400 pessoas foram atendidas com mutirões de cirurgias, em diversas especialidades. A meta da Secretaria de Saúde é atender três mil pessoas, até o final do ano. “Nossas equipes, tanto dos Hospitais como da sede, estão empenhadas, trabalhando com muito afinco, para a realização dos mutirões, para poder atender cada vez mais os piauienses, de forma rápida e resolutiva. Os resultados nós percebemos a cada final de semana, quando fazemos o balanço das ações”, afirma Florentino.

Por Graciene Nazareno

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy