Por que eu suo tanto durante o sono?

encharcado de suor? Às vezes, seu pijama fica molhado e você pode até sentir a necessidade de trocar os lençóis antes de voltar a dormir. Você está suado, desconfortável e talvez um pouco preocupado. O que está acontecendo?

— Os suores noturnos são um sintoma estranho, porque na maioria das vezes são inofensivos, mas de vez em quando não são, então certamente é algo que sempre levamos a sério — afirma Kate Rowland, professora associada de medicina familiar na Rush University Medical College, em Chicago.

A transpiração durante o sono é uma queixa relativamente comum que pode afetar pessoas de todas as idades e gêneros, de acordo com a especialista. Pesquisas sobre adultos que visitam seus médicos de cuidados primários por razões não relacionadas descobriram que entre 10% e 40% deles dizem que experimentam suores noturnos pelo menos ocasionalmente.

Existem muitas causas potenciais para suar, então quando uma paciente comenta com a médica que está acordando encharcado durante a noite, ela sempre busca saber mais.

— Uma das primeiras coisas que pergunto é quão quente está no seu quarto? Se você acorda e diz: ‘Oh meu Deus, está quente nesta sala’, então dizemos: ‘Bem, ajuste a temperatura de acordo’ — explica.

A National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) recomenda uma temperatura do quarto entre 15,6 a 19,4 graus para um sono confortável. Se você não consegue manter seu quarto tão fresco, você pode tentar adicionar um ventilador estrategicamente colocado, recomenda Rowland. Mudar para roupas de cama ou roupas de dormir mais leves também pode ajudar.

— É complicado, porque a temperatura que faz você se sentir mais confortável para adormecer pode não ser a mais confortável para permanecer dormindo — observa a médica.

Segundo William Wisden, professor de ciências da vida e pesquisador do sono do Imperial College London, de fato, estar aconchegante e quente é útil para adormecer. Assim como outros mamíferos constroem ninhos antes de dormir, nós vestimos pijamas e nos enrolamos em cobertores na hora de dormir, e estudos mostraram que as pessoas adormecem mais rapidamente após um banho quente, chuveiro ou escalda-pés.

— Mas então, se você ficar muito quente durante a noite e tiver um edredom muito grosso, obviamente, seu corpo tentará regular sua temperatura. E a transpiração é uma das ferramentas do seu corpo para se refrescar — diz o pesquisador.

Se você está suando à noite mesmo depois de reduzir a temperatura ambiente ou tomar outras medidas para resfriar sua configuração de sono, vale a pena consultar um médico para considerar possíveis causas médicas. Eles provavelmente perguntarão há quanto tempo e com que frequência você está tendo suores noturnos, se são leves ou encharcam seu pijama, e se você tem sintomas adicionais, como febre, perda de peso, fadiga, tosse, falta de ar ou dor – ou qualquer outro sintoma que simplesmente não seja normal.

Qualquer infecção que cause febre pode resultar em sudorese durante o dia ou a noite, mas algumas doenças graves, incluindo tuberculose, infecção por HIV, endocardite (inflamação do revestimento das válvulas e câmaras cardíacas), malária e mononucleose, foram especificamente associadas a suor noturno.

E raramente, suores noturnos intensos podem ser um sintoma de um câncer como o linfoma — pontua Rowland.

— Você pode ter respostas rapidamente com alguns testes de laboratório e algumas perguntas — Andrea Matsumura, médica de medicina do sono da Oregon Clinic em Portland e porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono.

De acordo com a média, muitas vezes ela atende pacientes na transição da menopausa cujo sono é fragmentado por suores noturnos; junto com as ondas de calor, elas geralmente começam vários anos antes do ciclo menstrual final e podem persistir por anos depois.

— Se os suores noturnos da menopausa estiverem interferindo em uma boa noite de sono, vale a pena conversar com seu médico sobre as opções de tratamento — afirma Matsumura.

Entre seus pacientes de medicina do sono, a sudorese noturna excessiva ocorre “normalmente porque eles estão tendo algum tipo de respiração anormal durante o sono, e isso é um sinal de apnéia do sono, explica a especialista.

Estudos descobriram que suores noturnos também podem estar associados à insônia, síndrome das pernas inquietas e narcolepsia. Além disso, muitos medicamentos podem causar suores noturnos. Entre os culpados mais comuns estão os antidepressivos, medicamentos para diabetes e certas terapias hormonais. Se uma medicação parece ser uma causa provável, o médico conversará com seus pacientes sobre os riscos e benefícios de interromper ou alterar a medicação, dependendo de quão incômodos são os suores noturnos.

— Mas, muitas vezes, que não consigo identificar a causa dos suores noturnos em meus pacientes, e isso é sempre frustrante — aponta Rowland.

Nesses casos, ela enfatizou que os pacientes devem informá-la se seus suores noturnos piorarem ou se apresentarem novos sintomas. Caso contrário, suar durante o sono pode ser apenas uma parte de como seu corpo regula sua temperatura à noite.

Nosso ritmo circadiano usual inclui um pequeno e constante declínio na temperatura corporal central durante a noite, e a transpiração é uma resposta fisiológica normal que pode ajudá-lo a atingir ou manter essa temperatura mais baixa.

— E algumas pessoas suam mais do que outras pessoas — acrescenta a especialista em medicina familiar.

Os suores noturnos podem ser desconfortáveis ​​e perturbadores para o sono, então Rowland faz algumas recomendações.

São elas: reduzir a temperatura do seu quarto e ajustar suas roupas de dormir e roupas de cama. Também se deve evitar exercícios, beber álcool ou bebidas quentes e comer uma refeição pesada muito perto da hora de dormir, pois pode causar sudorese durante a noite.

— Se você normalmente dorme com um parceiro, você também pode tentar dormir separadamente por algumas noites para ver se isso ajuda. Às vezes, essa outra pessoa é como ter um forno de 36 graus ao seu lado e também pode afetar sua regulação de temperatura durante a noite — afirma.

Muitas vezes, lidar com suores noturnos significa realizar uma série de experimentos individuais em busca de um sono mais confortável.

— Não há nada mágico. Coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes — conclui.

Fonte e imagem: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy