[PR]-Estado entrega aparelhos de raio-X para 26 municípios

Em cerimônia no Departamento de Logística da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou 26 aparelhos de raio-X para estruturar a rede de saúde pública estadual de 26 municípios de 16 regionais de saúde do Paraná. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), em Curitiba.

Cada equipamento custou R$ 81,2 mil e, no total, o investimento passa de R$ 2 milhões. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participou da solenidade e ressaltou o papel do Estado para garantir e otimizar o atendimento à população.

“A maior parte dos municípios que está recebendo é de pequeno ou médio porte, que não possuia um aparelho tão importante para auxiliar em diagnósticos. Isso mostra que, mesmo no último ano de gestão, ainda estamos entregando equipamentos e inaugurando obras. Nunca se investiu tanto na saúde”, falou o secretário.

MUNICÍPIOS – Um dos municípios contemplados foi o de Congonhinhas, no norte pioneiro. O equipamento será instalado no Hospital Municipal São Francisco. “Foi um presente para nossa cidade, que faz aniversário no próximo dia 20. Estamos muito felizes com esse aparelho!”, disse o prefeito de Congonhinhas, Luciano Merhy.

Merhy também conta que quando o exame era necessário, os pacientes precisavam ser deslocados para outros municípios da região, até mesmo Londrina, que fica a 90 km de distância. “É para uso imediato, o local já está preparado e, em breve vamos colocar o aparelho para funcionar”, enfatizou.

O prefeito de Paraíso do Norte, Laércio de Freitas, também falou sobre o impacto do equipamento para o fortalecimento da saúde no município. “Com um equipamento no município vai ser muito mais fácil, principalmente para o atendimento de situações de emergência. Vamos ver as condições necessárias para que o aparelho possa ser operado, a ideia é colocar em nossa principal unidade de saúde”, destacou.

Confira a lista das cidades que receberam o aparelho de raio-X:

1. Assaí (17ª RS – Londrina);
2. Astorga (15ª RS – Maringá);
3. Boa Vista da Aparecida (10ª RS – Cascavel);
4. Centenário do Sul (17ª RS – Londrina);
5. Congonhinhas (18ª RS – Cornélio Procópio);
6. Curiúva (21ª RS – Telêmaco Borba);
7. Doutor Camargo (15ª RS – Maringá);
8. Fazenda Rio Grande (2ª RS – Metropolitana);
9. Foz do Jordão (5ª RS – Guarapuava);
10. Goioxim (5ª RS – Guarapuava);
11. Guaraniaçu (10ª RS – Cascavel);
12. Jaguariaíva (3ª RS – Ponta Grossa);
13. Laranjeiras do Sul (5ª RS – Guarapuava);
14. Marmeleiro (8ª RS – Francisco Beltrão);
15. Paraíso do Norte (14ª RS – Paranavaí);
16. Piraquara (2ª RS – Metropolitana);
17. Pontal do Paraná (1ª RS – Paranaguá);
18. Prudentópolis (5ª RS – Guarapuava);
19. Reserva (21ª RS – Telêmaco Borba);
20. São Jerônimo da Serra (18ª RS – Cornélio Procópio);
21. Santa Izabel do Ivaí (14ª RS – Paranavaí);
22. São Pedro do Ivaí (16ª RS – Apucarana);
23. Maripá (20ª RS – Toledo);
24. Tapira (12ª RS – Umuarama);
25. Teixeira Soares (4ª RS – Irati);
26. Ventania (21ª RS – Telêmaco Borba).

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy